Covid-19: Guarabira tem mais de 100 recuperados de 313 casos confirmados

SMS esclarece motivo da inconsistência com SES no resultado do boletim de sexta-feira (22). 
Teste para covid-19. Foto: Divulgação. 
101 pessoas estão recuperadas do coronavirus em Guarabira, conforme dados atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no começo da noite deste sábado (23).

O novo boletim epidemiológico ainda apresenta 1.320 casos notificados, 373 descartados, 313 casos confirmados e 3 óbitos oficializados, com mais 1 em investigação.

Em nota a SMS esclarece a motivação da inconsistência com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), no tocante ao resultado dos casos confirmados no boletim de ontem (22). Inclusive apresenta como exemplo uma nota da Secretaria de Saúde de Cabedelo, que está entre municípios que tiveram divergências numéricas sobre a covid-19 em relação ao boletim da SES no mesmo dia.

Veja a nota da Secretaria de Saúde de Guarabira

Prezando pela transparência e com a finalidade de informar à população de Guarabira, se faz necessário falar sobre a discrepância dos dados contidos nos boletins epidemiológicos informados, ontem, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Guarabira.
O fato acima citado não foi exclusividade do município de Guarabira, como por exemplo, na cidade de Cabedelo, a qual emitiu nota e planilha com dados da 2ª Região de Saúde, com vários municípios, atestando divergências quanto os números destes.
Não é exagero afirmar que fomos todos surpreendidos com a divulgação do boletim da Secretaria Estadual de Saúde. Em Guarabira, enquanto nossa planilha evidenciou 257 casos confirmados o boletim da SES divulgou um total de 354 casos confirmados, gerando uma diferença bastante considerável, razão pela qual, resolvemos suspender a publicação do boletim municipal naquele momento.
A Secretaria Estadual de Saúde, a partir de ontem, passou a computar os dados através do sistema de notificação (e-SUS VE), ou seja, sem fazer a conferência detalhada dos dados, como fora feito antes. Ao realizar a conferência dos nomes, a Secretária Municipal de Saúde constatou a replicação do mesmo nome no sistema por várias vezes, bem como, o acréscimo de números dos laboratórios particulares que também entraram na contabilização, de modo que, hoje, chegamos aos 313 casos confirmados, destes, 101 casos recuperados.
São estes os números reais que divulgamos à população, conferidos minuciosamente, para que toda a nossa cidade esteja bem informada. Não temos o menor motivo para omitir informações, todavia, sempre que observarmos falhas nos dados apresentados por outras entidades que também fazem o controle, estaremos prontos para estabelecer a verdade, com a responsabilidade costumeira da gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.
Por fim, reforçamos o pedido para que cumpram as recomendações de isolamento e sigam as orientações de higiene, tão importantes para o enfrentamento da COVID-19. 

Agora confira a íntegra da nota da Secretaria de Saúde de Cabedelo 




Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário