Morre Francisco Brennand, artista plástico recifense, que deixou marca em famoso cruzeiro de Guarabira

Brennand revestiu em cerâmica artística o cruzeiro popularizado com seu sobrenome, em Guarabira (PB). Foto: Edição / Reprodução.  
Morreu aos 92 anos de idade na manhã desta sexta-feira (19) o artista plástico recifense, Francisco Brennand. As informações são do Real Hospital Português, onde o artista estava internado há dez dias, após ser diagnosticado com um quadro grave de pneumonia. Brennand faz parte da história de Guarabira, quando nos idos de 1966, deixou a sua marca no Cruzeiro edificado na Serra da Jurema, revestindo o equipamento religioso guarabirense, com sua inimitável arte em cerâmica; uma de suas principais especialidades.

Breve Biografia – Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand nasceu em Recife (PE), em 11 de junho de 1927.  De acordo com dados no Wikipédia, o artista plástico desenvolvia seu trabalho com diversos suportes, tornando-se notório como ceramista. Foi autor de dois importantes espaços culturais da cidade do Recife: a Oficina Cerâmica Francisco Brennand e o Parque das Esculturas Francisco Brennand. Em 2017 foi agraciado com a Medalha do Mérito Guararapes - Grã Cruz, a mais alta honraria do Estado de Pernambuco.

Relação com a cidade de Guarabira – Em contato que mantivemos com o professor e historiador Percinaldo Toscano para falar sobre o assunto, Francisco Brennand esteve em Guarabira no ano de 1966, designado para desenvolver um revestimento artístico em cerâmica em um cruzeiro, presente do padre maltês, Pedro Micallef, ao então pároco local, monsenhor Emiliano de Christo. Ainda conforme o professor Percinaldo, o ato inaugural do cruzeiro, contou com Dom José Maria Pires como celebrante da missa solene. Daí por diante o equipamento passou a ser chamado de ‘Cruzeiro de Brennand’.

Atualmente o cruzeiro que leva o nome de Francisco Brennand, localizado no acesso ao Memorial Frei Damião, em Guarabira -, está recebendo uma revitalização da Prefeitura em parceria com Ministério do Turismo, onde no local está sendo construído um Mirante.

@RedaçãoPlugados



Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário