Em JP: Gestores paraibanos são capacitados sobre administração da saúde nos municípios


CNM QUALIFICAPrefeitos e servidores participaram, nesta quarta-feira (23), em João Pessoa, de mais uma capacitação promovida pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Desta vez, o CNM Qualifica abordou o tema Gestão da Saúde nos municípios e teve como facilitadora a doutora em Psicologia Social e doutoranda no PPG de Saúde Coletiva da UFSC Carla Albert.

Para o presidente da Famup, George Coelho, a iniciativa tem garantido a presença e capacitação de um número maior de gestores e servidores públicos. “Nossa ideia é justamente essa, fazer com que cada vez mais pessoas tenham acesso aos cursos e eventos promovidos pela Famup para que juntos possamos fortalecer o municipalismo”, destacou.

Durante a capacitação do CNM Qualifica, os participantes receberam treinamento sobre Plataforma Êxitos, Panorama da Saúde e Programas e Ações em Saúde da ABS, além da situação do Programa Mais Médicos e do pagamento do Piso dos Agentes Comunitários e de Combate a Endemias. O Uso e manuseio do Datasus e e-Gestor com possíveis arranjos para qualificação da gestão local também foram abordados.

Os participantes também foram orientados sobre Gestão de Pessoas e Financiamento com o tema ‘Qualificação dos Profissionais sem aumento direto de gastos’. A organização do SUS e a Portaria 2436/ 2017: Política de Atenção Básica, além dos tópicos das Políticas de Saúde Mental, Vigilância em Saúde e Assistência Farmacêutica foram reforçadas durante o dia de treinamento.

O Financiamento da Saúde nos Municípios também foi um ponto abordado com a atualização dos valores e uso dos recursos; fonte de dados do financiamento Federal em Saúde; tipos de repasses na Saúde,o uso adequado segundo Portarias - LC 141/2012; o uso dos recursos das emendas; a resoluções e NT da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), além da prestação de contas. Os participantes terão orientação ainda sobre os instrumentos de Planejamento e Avaliação da Saúde.

Participaram do CNM Qualifica Gestão da Saúde os prefeitos de Umbuzeiro, Nivaldo Araújo; Paulo Dália de Juripiranga; Serra da Raiz, Adailma; Alagoinha, Maria Rodrigues; Nem, de Arara; Itabaiana, Doutor Lúcio; Benício Neto, de Pilar; e Jarbas, de Pedra Lavrada.

CNM Qualifica – O CNM Qualifica tem o objetivo de promover capacitação em áreas fundamentais para a gestão municipal. A iniciativa é promovida pela Confederação com apoio das entidades municipalistas estaduais e do Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ). 

AscomFamup

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário