Municípios paraibanos receberão 59 profissionais do programa ‘Mais Médicos’, porém Camila lembra que quantitativo não é suficiente

DEMANDAA deputada estadual Camila Toscano (PSDB) reforçou a necessidade da liberação de mais profissionais médicos para municípios paraibanos dentro do programa do Governo Federal ‘Mais Médicos’. A Paraíba receberá 59 profissionais até a sexta-feira (28), mas pode chegar a perder definitivamente um total de 80 médicos, deixando cerca de 270 mil paraibanos sem atendimento.

A deputada reitera que o Ministério da Saúde precisa rever sua decisão e os critérios estipulados para alcançar todas as cidades que necessitam da estratégia para contratar e fixar os médicos, tendo em vista as especificidades e as diferentes realidades sociais. Outro ponto destacado é a dificuldade de fixação dos profissionais. Informações da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostram que as cidades confirmam aumento na rotatividade, desde o ano passado, com a saída dos estrangeiros.

De acordo com Camila, a partir de 2019 apenas os municípios de perfis de 4 a 8 de vulnerabilidade social se tornaram elegíveis para os chamamentos públicos do programa ‘Mais Médicos’. Com isso, 1.429 municípios — enquadrados nos perfis de 1 a 3 — não serão mais contemplados nem terão contratos renovados. “É essencial a fixação dos médicos nas equipes de atenção básica, principalmente nos municípios de menor porte populacional, como a maioria dos paraibanos, e mais distantes dos grandes centros urbanos”, destacou.

De acordo com as regras previstas no edital nº11/2019, 1.975 profissionais foram selecionados para atuar na Atenção Primária das unidades de saúde de mais de mil municípios, localizados nos 26 estados, além de 10 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Esses profissionais devem se apresentar nos municípios entre os dias 24 e 28 de junho para o início das atividades de atendimento à população.

Lista dos municípios paraibanos beneficiados

ALAGOA GRANDE - 3
ALAGOA NOVA - 1
ALAGOINHA - 1
AMPARO - 1
AROEIRAS – 2
BARAÚNA - 1
BARRA DE SÃO MIGUEL - 1
BELÉM - 2
BONITO DE SANTA FÉ - 1
BREJO DO CRUZ - 1
CACHOEIRA DOS ÍNDIOS - 1
CACIMBA DE DENTRO - 2
CAIÇARA - 1
CAJAZEIRAS - 1
CAJAZEIRINHAS - 1
CAMPINA GRANDE - 4
CRUZ DO ESPÍRITO SANTO - 2
CUITÉ - 2
FAGUNDES - 1
FREI MARTINHO - 1
GURINHÉM - 1
INGÁ - 2
ITAPORANGA - 1
JERICÓ - 1
LIVRAMENTO - 1
LUCENA - 1
MARIZÓPOLIS - 1
NOVA FLORESTA - 3
PILAR - 1
PILÕES - 1
PITIMBU - 1
POCINHOS - 2
POMBAL - 3
REMÍGIO - 1
SANTA RITA – 1
SANTANA DOS GARROTES - 1
SÃO BENTO - 1
SOLÂNEA - 1
SOUSA - 4
TRIUNFO - 1

Assessoria
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário