STJD exclui Auto Esporte e Desportiva Guarabira da 2ª divisão do Campeonato Paraibano

Clubes foram multados ainda em R$ 5 mil, cada, pela Comissão Extraordinária do STJD. Decisão se baseia em uma ação dos clubes na Justiça Comum, antes de esgotadas as esferas desportivas. 
Auto Esporte x Desportiva Guarabira (Foto: Créditos / PBEsportes). 
A Comissão Extraordinária do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) - atualmente o TJD-PB está sob intervenção do tribunal superior - excluiu na tarde desta terça-feira o Auto Esporte e a Desportiva Guarabira do Campeonato Paraibano. Como as equipes caíram para a segunda divisão do torneio no ano passado e pretendem disputar a competição neste ano, a decisão pode impedir que os clubes participem do torneio de acesso. Ainda cabe recurso aos clubes.

Além da pena maior, os clubes foram multados, cada um, em R$ 5 mil. Ambos foram incursos no artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (STJD), acusados de entrar na Justiça Comum antes de esgotadas as instâncias desportivas.

Auto Esporte e Desportiva Guarabira fizeram várias ações em conjunto a fim de se garantirem nas disputas da primeira divisão do Campeonato Paraibano deste ano. Os dois clubes ingressaram tanto na Justiça Comum quanto na Justiça Desportiva, alegando que Botafogo-PB e Campinense que deveriam ser rebaixados, já que fizeram parte de um suposto esquema que manipula resultados no estadual do ano passado.

Na esfera desportiva, dirigentes dos dois clubes foram banidos e suspensos do futebol. Já na esfera criminal, o processo segue em andamento, mas até agora ninguém foi julgado. Mesmo que não houvesse o rebaixamento dos clubes no lugar de Auto Esporte e Desportiva, as diretorias do Alvirrubro e do Espantalho do Brejo pediam que seus times fossem incluídos no Paraibano deste ano, o que foi denegado pelo STJD em um outro julgamento.

O advogado do Auto Esporte, Eli Veloso, disse que o clube ainda não foi notificado da decisão, mas que, se for verdade o resultado, o clube vai recorrer.

- Não fomos notificados oficialmente. Se essa informação for confirmada, iremos recorrer. Temos o direito de ação resguardado pela Constituição Federal, então o corpo jurídico do Auto Esporte vai analisar e tomar as providências cabíveis - comentou.
Auto Esporte e Desportiva Guarabira foram os piores times no Campeonato Paraibano de 2018. Por terem caído, as equipes tinham direito de disputar a segunda divisão do estadual. O Macaco, por exemplo, já estava se organizando no departamento de futebol para as disputas.

GloboEsporte.com

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário