Sessão Especial da Câmara de Guarabira vai celebrar Dia Internacional da Mulher, nesta terça

A Câmara Municipal de Guarabira realiza sessão especial nesta terça-feira (12) para homenagear o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março.

O evento está programado para ocorrer no plenário da Câmara, a partir das 16h. A propositura da sessão é da vereadora Neide de Teotônio (PPS).

O presidente da Câmara, Marcelo Bandeira Ferraz e a autora da propositura estão convidando a sociedade guarabirense para participar do evento, que terá 3 palestrantes discorrendo sobre a importância da luta por igualdade de oportunidades, os avanços da mulher da sociedade moderna, a luta contra a violência doméstica, o feminicídio e outras bandeiras de luta.

Já estão confirmadas como palestrantes:

Promotora Cláudia de Souza Cavalcanti Bezerra – representando o Ministério Público Estadual

Capitã Nadja Karla Araújo dos Reis Lira – 4º Batalhão de Polícia Militar

Deputada estadual Cida Ramos – (Assembleia Legislativa da Paraíba)


8 de Março

Oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher era celebrado muito tempo antes, desde o início do século 20. E se hoje a data é lembrada como um pedido de igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo, no passado nasceu principalmente de uma raiz trabalhista.

Foram as mulheres das fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa que começaram uma campanha dentro do movimento socialista para reivindicar seus direitos – as condições de trabalho delas eram ainda piores do que as dos homens à época.

No Brasil, é muito comum a data ser relacioná-la ao incêndio ocorrido em 25 de março de 1911 na Companhia de Blusas Triangle, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (a maioria judeus).

No entanto, há registros anteriores a essa data que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.

Ascom / CMG

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário