Reunião do PSDB Mulher discute ampliação da participação feminina na política

Reunião do PSDB Mulher ocorreu na sede do partido em João Pessoa (Foto: Divulgação / Ascom / CT). 
A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) participou, nesta quarta-feira (20), de uma reunião com lideranças do PSDB Mulher na sede do partido, em João Pessoa. Durante a atividade foram discutidas ações que envolviam as convenções que serão realizadas durante este ano. Também se tratou sobre mecanismo para a ampliação da participação feminina na política.

Além da deputada Camila Toscano, participaram da reunião a ex-vice-governadora Laura Emília Lucena, a ex-deputada Iraê Lucena, Isa Arroxelas e a prefeita de Alagoinha Maria. Elas trataram ainda de questões ligadas a composição dos diretórios do partido e debateram algumas atividades que integram a programação do PSDB para 2019.  “Foi uma reunião extremamente produtiva. Um tempo para traçar metas e objetivos para esse novo mandato. Além disso, uma oportunidade de alinhar ideias visando sempre uma atuação em benefício do povo paraibano”, afirma a deputada Camila.

A participação da mulher na política ainda é pequena na Paraíba. Dos 223 municípios, apenas 40 (18%) são comandados por prefeitas, das 36 cadeiras no Parlamento Estadual só cinco são ocupadas por mulheres (13,8%) e das 15 vagas no Congresso Nacional, o Estado conta com apenas duas representantes femininas. Dos 2.560 cargos eletivos, apenas 15% são ocupados por mulheres.

O Brasil ocupa a 32ª posição em um ranking de 33 países latino-americanos e caribenhos sobre a participação feminina em Parlamentos. Segundo a ONU Mulheres, no Brasil, 10% do total de parlamentares eleitos são mulheres. Apenas Belize tem menor representação parlamentar feminina, com percentual de 3,1%. “É importante que as mulheres ocupem lugares de destaque para que as nossas bandeiras, as nossas lutas e os nossos problemas ganhem lugar de destaque e entrem na pauta prioritária de debate”, disse.

Assessoria de Imprensa
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário