Bolsonaro viaja a São Paulo para ser submetido à cirurgia de retirada da bolsa de colostomia

Presidente deve ser operado nesta segunda-feira (28). Médicos implantaram a bolsa após atentado à faca contra Jair Bolsonaro durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG). 
Presidente da República Jair Messias Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega). 
O presidente Jair Bolsonaro embarcou para São Paulo na manhã deste domingo (27), às 8h35, onde iniciará os preparativos da cirurgia de retirada da bolsa de colostomia que carrega desde que levou uma facada durante ato de campanha eleitoral no ano passado. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a previsão é de que o avião presidencial desembarque na capital paulista por volta das 10h.

A cirurgia de Bolsonaro está marcada para a manhã desta segunda-feira (28) no Hospital Albert Einstein. Antes, neste domingo, o presidente realizará exames pré-operatórios, de acordo com a assessoria da Presidência.

A chegada da comitiva presidencial a São Paulo está prevista para as 9h10 deste domingo. Conforme o porta-voz do Palácio do Planalto, Otávio Rêgo Barros, Bolsonaro será então encaminhado “imediatamente” ao hospital Albert Einstein.

O presidente tem previsão de ir para a sala de cirurgia por volta das 6h de segunda-feira.

Atentado
Bolsonaro sofreu um atentado em 6 de setembro, quando fazia campanha na cidade mineira de Juiz de Fora. Ele teve o abdômen perfurado por uma faca, passou por uma cirurgia e recebeu uma bolsa de colostomia – estrutura externa ligada ao intestino.

A colostomia é um procedimento que encaminha as fezes e os gases do intestino grosso para uma bolsa fora do corpo, na região abdominal. A ideia é evitar a passagem das fezes pelos ferimentos, o que poderia causar uma infecção no local da perfuração e/ou uma reabertura das feridas.

Com a cirurgia de segunda-feira, a equipe médica religará as partes do intestino do presidente que estão separadas, a fim de que o trânsito do órgão retorne ao normal.

Mourão presidente
O vice-presidente Hamilton Mourão exercerá a Presidência da República durante a cirurgia de Bolsonaro e por 48 horas após o procedimento. O período foi recomendado pelos médicos para recuperação de Bolsonaro, segundo o porta-voz da Presidência.

Rêbo Barros informou que a previsão é de que Bolsonaro permanecerá até dez dias em São Paulo para recuperação. Ao retornar ao exercício da Presidência, ele despachará do próprio Hospital Albert Einstein em uma área com “condições mais humanizadas”.

Ele explicou que a Presidência montou uma estrutura em São Paulo para que Bolsonaro receba ministros e possa “estabelecer governo efetivo e eficaz”.

Há previsão de briefings diários no próprio hospital para detalhar o estado de saúde do presidente e as atividades previstas para o dia seguinte.

G1
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário