Dia 30: peça "Maria's" se apresenta em única vez no Theatro Santa Roza em João Pessoa

Interpretado pela atriz Mônica Macêdo a peça "Maria´s", da Cia Oxente de Teatro, estreia na capital paraibana, em única apresentação, no Theatro Santa Roza, dia 30 de setembro, domingo, às 19h30.

Dirigido pelo encenador Antônio Deol o espetáculo solo "Maria´s" deu seus primeiros passos no mês de novembro de 2017 em plena Praça Benedito Calixto, em São Paulo. “Foi nesse lugar que a inspiração preencheu as mentes e os corações criativos na busca de um trabalho que falasse da humanidade, da singularidade do ser feminino e da indispensável reflexão acerca de nosso tempo”, diz o diretor. A caminhada começou nesse encontro casual, em que também se achava a figurinista Tainá Macedo. Compromissos e acordos foram sendo alinhavados ao longo de quase um ano de trabalho. “Os retalhos de diversas contribuições foram sendo costurados para finalmente estrearmos essa peça intimista no mês de outubro de 2018. Como "pano de fundo" da linha condutora do enredo: a história de Maria Stuart, rainha da Escócia. "O tempo voa! O tempo urge!", conclui Antônio Deol.

No palco o tique taque do relógio e as batidas do tambor embalam e anunciam as falas da personagem que condensam suas próprias reminiscências e forças às de outras tantas mulheres Marias - seres que fizeram de suas existências um campo de batalha na busca por justiça, liberdade e igualdade. Segurando a cadência, aplainando as arestas e tecendo linhas cronológicas, a narrativa teatral vai seguindo as ideias da percepção de ocupação do lugar no mundo, de autovalorização e de respeito aos ideais.

Para atriz Mônica Macedo as questões vociferadas através da personagem Maria são reveladoras de possíveis feminismos e feminilidades. Reveladoras também de que - apesar de todos os árduos desafios - ainda há esperança de mudança; e de que o fim pode vir a significar um vislumbrar de um recomeço. Por fim, numa dramaturgia descontínua - em espiral, reveladora de ecos de "Maria de tantas, Maria de todas! Esse gênero Maria-mulher ao ouvido de outras mais".

O espaço cênico de "Maria´s" propõe uma relação mais próxima entre intérprete e espectadoras, convidando ao público para o palco, propiciando uma maior interatividade/cumplicidade com o espetáculo.

Os ingressos para o espetáculo "Maria´s" estarão à venda na bilheteria do Theatro Santa Roza localizado na Praça Pedro Américo, S/N – Centro. Contato e informações através do número (83) 3218-4383.

SOBRE

FICHA TÉCNICA:

ATUAÇÃO: Mônica Macedo

DIREÇÃO/DRAMATURGIA: Antônio Deol

FIGURINO: Tainá Macedo

COSTUREIRA: Maria José

CENOGRAFIA: Mônica Macedo e Antônio Deol

MAQUIAGEM: Lauro Araújo

PROJETO DE LUZ: Jorge Bweres

OPERAÇÃO DE LUZ: Jamil, Emmanuel e Margarida

FOTOGRAFIA: Bruno Vinelli

MÚSICAS: Misael Batista, Genário Dunas e Emmanuel Vasconcelos

OPERAÇÃO DE SOM: José Maciel

VÍDEO: Everaldo Vasconcelos

DURAÇÃO: 50 min

CLASSIFICAÇÃO: livre

HISTÓRICO DO GRUPO

A Cia Oxente de Teatro fundada na cidade de Alagoa Grande em 17 de agosto de 1983, desenvolve um processo de trabalho fundamentado na investigação do universo regionalista nordestino e suas ramificações. Em sua trajetória representou a Paraíba em vários festivais de teatro, obtendo êxito por parte da crítica e do público. Tendo conquistado diversos prêmios e já circulou em algumas capitais nas regiões do Sul, Sudeste e Norte do Brasil.

SINOPSE

Maria e Marias, somos tantas, somos uma, somos todas, tão singulares e plurais ao mesmo tempo. A encenação “Maria’s” se dispõe a bordar e abordar um episódio final da vida da personagem Maria Stuart. Com ela e através dela refletimos situações vividas e vivenciadas por diversas mulheres. Trazemos um período remoto em possíveis diálogos com a contemporaneidade; defendemos a libertação desse ser mulher - a libertação desse ser Maria.

SERVIÇO

Maria’s

Local: Theatro Santa Roza

Única apresentação - 30 de setembro/2018

Horário: 19h30

INGRESSOS: 40,00 e 20,00

Fotos/crédito: Bruno Vinelli


Ascom



Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário