Cássio reforça mobilização em favor dos agentes comunitários de saúde

Aliado de primeira hora dos agentes comunitários de saúde e endemias pela conquista de direitos como fixação da data-base, aumento salarial e regras claras de atuação, o senador Cássio Cunha Lima teve um encontro nesta sexta-feira (01) com os representantes da categoria na Paraíba, promovido no município de Itabaiana. O Estado conta hoje com mais de 12 mil agentes comunitários de saúde e endemias.

Cássio prestou contas de seu trabalho como relator da Medida Provisória 827, que trata das demandas dos profissionais de saúde, e adiantou que irá atuar para atendê-las. No encontro, os agentes também agradeceram o voto de Cássio pela derrubada dos vetos do Presidente Michel Temer, que poderiam prejudicar o atendimento à população.

“Tenho sido uma voz em defesa dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias já há algum tempo. Agora, como relator da MP-827, o grande objetivo é buscar a fixação de uma data-base para a categoria e também um reajuste do piso salarial, com recursos do orçamento federal, para recompor as perdas dos últimos 4 anos”, afirmou o senador durante o encontro.

Para Cássio, a derrubada dos vetos de Temer fortaleceu os agentes de saúde e endemias, por não permitir, por exemplo, a exigência de que o profissional deva residir na comunidade em que trabalha, o que dificultaria ainda mais o atendimento às famílias.

“Agora, é hora de avançar na conquista de direitos fundamentais para este profissional que é tão importante na estrutura da saúde no Brasil, sobretudo em municípios do interior, formados por distritos, por localidades de difícil acesso, como Itabaiana”, afirmou.

Durante o encontro, o senador recebeu diversos agradecimentos dos Agentes Comunitários de Saúde pelo apoio às reivindicações da categoria. O evento também marcou a posse da presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias do Vale do Paraíba, Crisantes Muniz e teve ainda a presença do diretor da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários (Conacs), João Bosco, lideranças dos Agentes Comunitários de diversas regiões do Estado, e também o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Junior (PSC), e os deputados federais Pedro Cunha Lima (PSDB) e Benjamim Maranhão (Solidariedade)..

Ascom
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário