Assembleia aprova projeto de Camila que institui Dia Estadual de Prevenção e Combate à Depressão

APROVADO -  O projeto de lei nº 1.822/2018, de autoria da deputada estadual Camila Toscano (PSDB), que institui o Dia Estadual de Preven...

APROVADOO projeto de lei nº 1.822/2018, de autoria da deputada estadual Camila Toscano (PSDB), que institui o Dia Estadual de Prevenção e Combate à Depressão na Paraíba, foi aprovado na Assembleia Legislativa da Paraíba. No Brasil, 11,5 milhões de pessoas sofrem com depressão e 11 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos.

O dia será lembrado e celebrado, anualmente, todo dia 12 de março. A escolha da data faz alusão ao dia do suicídio da advogada e atleta de vôlei, Ana Helena Costa Lima, que lutava contra a depressão, uma doença silenciosa e que requer tratamento especializado.

A deputada Camila falou sobre o intuito da criação deste dia. “Prevenir e combater à Depressão é uma questão de saúde pública. A doença não escolhe idade, cor ou classe social, simplesmente chega de forma silenciosa e afeta não só a vida de quem é depressivo, mas de toda família. Nós, enquanto poder público, precisamos estar atentos, trazendo discussões sobre um dos maiores problemas de saúde da sociedade atual. A data é uma oportunidade para reforçarmos um trabalho que deve ser feito no dia a dia, que é o de promover a conscientização da população e profissionais da saúde sobre a doença que muitas vezes é tratada com negligência”, explicou.

Números – De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2020 a depressão será a segunda maior causa de morte mundial, ficando atrás, apenas, dos casos de doenças cardíacas. Números referentes a 2015 apontam que a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, 5,8% da população sofre com esse problema que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros, sendo o país com maior prevalência da doença na América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que tem 5,9% de depressivos. Em relação aos casos que envolvem o suicídio, no Brasil, 11 mil pessoas chegam a tirar a própria vida por ano e é considerada a quarta maior causa de morte de brasileiros entre 15 e 29 anos.

Ascom

LEIA TAMBÉM

SAÚDE 6193204589907013450

Postar um comentário

emo-but-icon

PLUGADOS TV

Em CARTAZ nos CINEMAS!

Curta nossa FanPage

PLUGADOS NO TWITTER

Mais Lidas

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

item