Prefeitura de Guarabira realiza o Dia D de vacinação contra a gripe

Unidades de Saúde da Família – USF’s do município de Guarabira funcionaram, de forma exclusiva, no sábado (12/5), para o chamado Dia D de vacinação contra a gripe. Além disso, uma equipe de vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde, esteve de plantão em uma tenda montada no calçadão da Avenida D. Pedro II; próximo ao girador central. A coordenadora de Atenção Básica em Saúde, Fernanda Macedo acompanhou toda a mobilização ao lado de sua equipe. “Como em todos os anos, a secretaria de saúde, através da coordenação de Atenção Básica, epidemiologia e Rede de Frio se mobiliza para efetivar o dia D de vacinação Influenza, cumprindo o calendário nacional. Todas as Unidades de Saúde estiveram abertas para que a vacinação fosse efetuada. A adesão do público foi boa, entretanto esperávamos um maior comparecimento, já que a imunização é importante para todos os grupos prioritários elegidos pelo Ministério da Saúde. Chegamos ao total de mais de 50% de vacinas aplicadas, dentro da meta estipulada pelo Ministério. Continuamos ainda em campanha e esperamos completar o objetivo que é a meta de 100% de pessoas vacinadas até primeiro de junho, quando termina oficialmente a campanha”, destacou Fernanda.


De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização tem como foco, idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Ainda, conforme o MS, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde – SUS devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

A campanha de vacinação contra a gripe teve início em 23 de abril e se estende até o próximo dia 1º de junho. A meta é imunizar 54 milhões de pessoas em todo o país.

Resultados da campanha de vacinação em Guarabira depois do dia D.

  • Gestantes – 51.44%
  • Crianças – 34.79%
  • Professores – 83.76%
  • Trabalho de Saúde – 88.65%
  • Idosos – 49.49%
  • Puérperas – 68.93%
  • Total Geral – 50.41%

Codecom
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário