Corpo do deputado federal Rômulo Gouveia é enterrado em Campina Grande

O corpo do deputado federal Rômulo Gouveia foi enterrado no fim da tarde desta segunda-feira (14), no cemitério Campo Santo da Paz, em Campina Grande. O parlamentar morreu, aos 53 anos, na madrugada do domingo (13) . Segundo a assessoria de imprensa, ele teve um infarto fulminante. Em meio à comoção de familiares, políticos e amigos, o sepultamento aconteceu ao som da música "Paraíba, joia rara", do compositor Ton Oliveira.

Enterro do parlamentar aconteceu nesta segunda-feira, após Rômulo sofrer infarto fulminante na madrugado
do domingo, 13 (Foto: Reprodução / Portal Diário). 
Após uma semana hospitalizado, para tratar uma infecção urinária, ele recebeu alta na noite do sábado (12). No entanto, ao sentir os sintomas do infarto, o deputado foi socorrido, inicialmente pelo Samu, que levou o parlamentar para o hospital Antônio Targino. Os médicos ainda tentaram reanimar Rômulo Gouveia, mas ele não resistiu.

Rômulo Gouveia morre aos 53 anos
Rômulo foi vereador de Campina Grande, presidente da Câmara Municipal, deputado estadual e presidente da Assem­bleia Legislativa da Paraíba, além de vice-gover­nador da Paraíba e atualmente era o quar­to-secretário da Câm­ara Federal, tendo recebido a maior vota­ção para ocupar um cargo da Mesa Diretora na história do Con­gresso Nacional. Quem assume o mandato efetivo na Câmara é o deputado federal Marcondes Gadelha (PSC).

O deputado federal era filho de José Antônio de Gouveia e Beren­ice de Almeida Gouve­ia. Rômulo era casado com a pedagoga e ex-deputada estadual Eva Gouveia e deixa quatro filhos.

Rômulo Gouveia foi administrador, bachar­el em Direito e func­ionário público, foi presidente SAB (Soc­iedade de Amigos de Bairro) do Jardim Ta­vares em Campina Gra­nde e da UCES (União Campinense de Equip­es Sociais). Em 1989 foi convidado para ocupar o cargo de co­ordenador da Merenda Escolar da 3ª Região de Ensino em Campi­na Grande, depois, diretor regional da Companhia Estadual de Habitação Popular em 1991, até entrar na política em 1992 quando foi eleito ver­eador.

Rômulo Gouveia é homenageado com nome de obra
O governador Ricardo Coutinho anunciou, nesta segunda-feira (14), que encaminhou projeto para a Assembleia Legislativa da Paraíba com o objetivo de denominar a obra rodoviária Eixo das Nações, em Campina Grande, com o nome de Rômulo Gouveia.

O Governo do Estado da Paraíba lamentou o falecimento do deputado federal Rômulo Gouveia e decretou de luto oficial de três dias em razão do falecimento do ex-vice-governador. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, também decretaram luto de três dias.

Políticos lamentam morte de Rômulo Gouveia
O presidente Michel Temer (MDB) publicou em uma rede social a tristeza sobre a morte prematura de Rômulo Gouveia. "Um parlamentar com experiência e espírito público notáveis. Outra qualidade, a capacidade de diálogo, fará muita falta nos dias atuais. Minhas condolências aos familiares e amigos", escreveu.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) foi um dos políticos que demonstraram tristeza e saudades após a morte de Rômulo Gouveia. Segundo Cássio, o deputado federal "tinha um coração imenso, transbordava generosidade e afetuosidade com todo mundo". Rômulo morre no dia das mães porque ele tinha um coração materno. É uma pena ter perdido ele tão cedo", lamenta.

Manoel Ludgério (PSD), deputado estadual, relembrou a carreira política de Rômulo, que desde a adolescência já mostrava proximidade com as questões política. "Crescemos juntos, participamos dos movimentos sociais de Campina Grande juntos, fomos vereadors juntos por dois mandados, fomos deputados estaduais juntos, uma vida inteira de muita irmandade. Eu perco um grande amigo e irmão", declarou. Manoel Ludgério falou com o deputado federal pela última vez na noite deste sábado, quando marcaram de tratar de alguns projetos neste domingo.

Para o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), Rômulo era um amigo, "acima de qualquer coisa amigo de todos, alguém que só conseguia viver em conjunto". O senador Raimundo Lira (PSD) também lamentou a partida precoce do deputado federal. Em nota, Lira destacou Rômulo como um dos melhores amigos de sua vida, "um exemplo de sucesso na sua luta interminável e insubstituível na bondade e na saudade”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), também se manifestou após a notícia da morte de Rômulo Gouveia. Escreveu em uma rede social que recebeu a notícia com muita tristeza e que se solidariza com a família.O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) também se solidarizou com a morte do colega. "Rômulo é um dos políticos decentes, que realizava uma política honesta, ajudando principalmente àqueles que mais precisavam", escreveu em nota.

A Assembleia Legislativa da Paraíba também lamentou o falecimento de Rômulo Gouveia, neste domingo. O presidente Gervásio Maia (PSB) decretou luto oficial de três dias. “Em nossas lembranças ficarão os gestos, a gentileza, a atenção e a cordialidade dele. A morte de Rômulo Gouveia enluta a todos nós”, disse Gervásio.

G1 PB
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário