Assembléia e Câmara prestam homenagem ao Centenário de Ivan Bichara, em JP

Com a presença de familiares, políticos e autoridades, a Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) e a Câmara Municipal de João Pessoa (CM...

Com a presença de familiares, políticos e autoridades, a Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) e a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizam nesta segunda-feira (28), uma sessão especial para homenagear o centenário de nascimento do ex-governador, Ivan Bichara Sobreira. “Hoje subo a esta tribuna com a grandiosa missão de prestar homenagens àquele que marcou, não só a história política do nosso Estado, mas também o mundo das letras, por sua trajetória enquanto escritor e intelectual”, disse a deputada Camila Toscano (PSDB), autora da propositura.

A parlamentar lembrou da importância de Ivan Bichara para o Estado como político, tendo ocupado mandatos de deputado estadual, federal e governador. “Seu nome era sinônimo de ousadia e, em 1976, Ivan foi um dos sete governadores nordestinos que manifestaram publicamente repúdio aos atos cometidos contra a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”, destacou.

O vereador Fernando Milanez Neto (PTB), autor da propositura na Câmara Municipal, fez uma homenagem ao escritor, que era incentivador da educação. Falou do legado político que o ex-governador deixou para o País. “Estou orgulhoso de subir a essa tribuna para falar de um homem público honrado”, disse.

Ana Maria Bichara, neta de Ivan Bichara, agradeceu as homenagens e as pessoas que organizaram as ações de comemoração do centenário do seu avô. Destacou a sua ligação com a educação e de como era estudioso. Ela afirmou que aprendeu muito sobre Ivan Bichara nessas comemorações que foram realizadas. “Ele sempre foi uma pessoa voltada pela família, companheiro inconteste da sua mulher, minha avó Mirtes. Passava uma grande serenidade, como se soubesse que tudo tinha a hora certa de acontecer”, apontou, acrescentando que fica feliz em saber que gerações futuras terão a oportunidade de conhecer o legado do seu avô.

Ivan Bichara – O paraibano nasceu na cidade de Cajazeiras, em 24 de maio de 1918, o ex-governador da Paraíba morreu no Rio de Janeiro, em 11 de junho de 1998. O escritor que teve seu trabalho referendado pela crítica iniciou a carreira política em 1946, quando foi eleito deputado estadual por duas legislaturas. Em 1955, se elegeu deputado federal.

Após cumprir esse mandato, Ivan Bichara fixou residência no Rio de Janeiro. Já no ano de 1974 ele foi escolhido indiretamente para o cargo de governador do Estado da Paraíba, permanecendo na vaga até 1978, quando se afastou para candidatar-se a senador. Enquanto escritor, Ivan Bichara publicou obras como “O romance de José Lins do Rego” (1971), “Carcará” (1984), “Tempo de Servidão” (1988) e “Joana dos Santos” (1995).

Ascom

LEIA TAMBÉM

POLITICA 1062111200936488842

Postar um comentário

emo-but-icon

PLUGADOS TV

Em CARTAZ nos CINEMAS!

Curta nossa FanPage

PLUGADOS NO TWITTER

Mais Lidas

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

item