Abertura do I Festival Internacional de Arte Naif de Guarabira acontece nesta quarta-feira (23)

Evento reúne grandes nomes da pintura popular do Brasil e do mundo e se estende até o dia 30/6. O artista plástico guarabirense, Clóvis Júnior, será o homenageado da primeira edição.



Guarabira está recebendo grandes nomes da arte Naif do Brasil e do mundo com o I Festival Internacional de Arte Naif (I FIAN), entre os dias 23/05 a 30/06, no Centro de Documentação Coronel João Pimentel (CEDOC). A Prefeitura de Guarabira através da Secretaria de Cultura e Turismo, está a frente da realização do evento, em parceria com o Ateliê Adriano Dias e o apoio do Sebrae, ACEG (Associação Comercial e Empresarial de Guarabira) e UFPB (Universidade Estadual da Paraíba). A abertura do festival acontece na noite desta quarta-feira (23/5), às 19h30.

O artista plástico guarabirense, Clóvis Júnior,
será o homenageado do I FIAN Guarabira. 
O público terá a oportunidade de conhecer o trabalho de 102 artistas, vindos de 12 países, além do Brasil. Sendo 170 obras expostas durante os dias da megaexposição, mostrando todo o potencial da arte Naif; gênero que revelou em Guarabira diversos artistas, consagrando seus trabalhos nas exposições mundo afora – exemplos como Adriano Dias, Marby Silva, Madriano Basílio e Clóvis Júnior, este último será o grande homenageado do evento.

Dentre os artistas confirmados para o I FIAN, temos Valdomiro de Deus, Tânea Maria Pedrosa, Omar Souto, Ana Denise, Hermelindo de Almeida e Helena Coelho. Além da exposição também haverá palestras e oficinas acerca da temática da arte Naif, desde a história até a produção, tal como apresentações musicais e teatrais.

Arte Naif - A arte naïf é uma classificação que designa artistas auto-didatas que inventam um jeito pessoal de expressar suas emoções através de pinturas. É todo produto artístico de natureza pueril que demonstra uma criatividade autêntica baseada na simplificação de elementos decorativos a níveis brutos, espontâneos, puros, coloridos.

Da redação 
Com Codecom
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário