Trump anuncia ataque aliado à Síria

Presidente dos EUA faz discurso na TV para anunciar ofensiva bélica. Ele havia feito ameaça há dois dias, em meio à crise interna. Expectativa por reação da Rússia. 


O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou em um discurso televisionado em Washington nesta sexta-feira que forças norte-americanas, francesas e britânicas atacarão pontos do território Sírio. A ofensiva bélica é efetivada dois dias depois de uma ameaça feita por Trump. "A Rússia promete abater todos os mísseis contra a Síria. Prepare-se, Rússia, porque o que virá será [mísseis] bonito, novo e inteligente. Você não deve ser parceiro de um animal que mata seu povo com gás e gosta disso!", disse Trump no Twitter.

O ataque proposto pelos EUA é uma resposta ao suposto uso de armas químicas por parte do regime de Bashar al-Assad contra a população civil em Duma, um reduto rebelde na periferia de Damasco. A ofensiva, que matou 60 civis e causou centenas de feridos no sábado, foi entendida pela Casa Branca como um desafio à linha vermelha traçada por Trump há um ano, quando, depois de uma matança similar, ele arrasou com 59 mísseis Tomahawk a base aérea de Shayrat, na cidade de Homs.


El Pais
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário