NASF Guarabira lança cronograma comemorativo de 10 anos e cartilha de postura corporal correta na escola

O NASF-AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica) da Secretaria Municipal da Saúde de Guarabira – está completando 10 anos de serviços em saúde prestados ao município e nessa quarta-feira (7/03) realizou uma solenidade para divulgar a programação de aniversário equivalente ao ano inteiro. Na ocasião o serviço em saúde que é coordenado pela assistente social Araceli Ferreira fez o lançamento da cartilha em quadrinhos ‘Postura-Man’ com os gestores escolares da rede municipal de ensino. A revista educo-preventiva é voltada para os cuidados com postura corporal, ou seja, com a coluna vertebral do alunado na escola.

Estiveram presentes os gestores das escolas do espaço urbano, Paulo Brandão (Santa Terezinha), Raymundo Asfora (Clóvis Bezerra), Edgardo Júlio Municipal (Nordeste I), Edson Montenegro (Nações), Dom Helder Câmara (Juá), Nazilda Cunha (Esplanada) – e do espaço rural, das unidades escolares Alcides Manoel (Maciel), Joventina Pontes (Tananduba), Abílio Clementino (Itamatay), Antônio Florentino (Encruzilhada), Juberlita Costa (Contendas) e Amália Teixeira (Distrito de Cachoeira do Guedes). Que foram contemplados, cada, com um kit composto com cinco unidades da cartilha Postura-Man.

Além das ações rotineiras, durante todo ano, conforme programação especial de 10 anos apresentada no evento, o Nasf-AB realizará em:

Abril: Feira de Saúde em combate a Doenças Crônicas – Projeto Farmácia Viva nas UBS
Maio: Semana de Saúde do Trabalhador da Atenção Básica – Saúde mental
Junho: Formação em PIC’S (Práticas Integrativas e Complementares) – NASF
Julho: Ciranda Saúde Auditiva
Agosto: Ações intersetoriais voltadas ao desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos
Novembro: Encontro regional de equipes NASF que compõem a 2ª Gerência de Saúde/Mostra de ações de saúde com ênfase nos 10 anos de criação do programa.

A mesa da solenidade foi composta pelo secretário Wellington Oliveira, a coordenadora da Atenção Básica Fernanda Macedo, o vereador Júnior Ferreira, a enfermeira Erlaine Sousa da UBS Cachoeira, o fisioterapeuta do Nasf Isaldes Estéfano, a professora Luana Lafaiete; gestora da escola Paulo Brandão, que foi convidada para representar o secretário de Educação Raimundo Macedo e Douglas Nobrega; representando a Chefia de Gabinete da Prefeitura. Além da organizadora do evento, a coordenadora do Nasf, Araceli Ferreira.

Ainda prestigiaram a festividade solene, as coordenadoras Daisy Campos (AMAC), Isis Emanuelle (SAD), Amellya Paludo (CEO), Vera (Imunização), e integrantes das três esquipes do NASF-AB Guarabira; entre outros profissionais de saúde.

No que se refere aos cuidados com a postura corporal do aluno; uma parceria com a Secretaria de Educação -, conforme Araceli, o Nasf deverá levar a ação até as 29 escolas da rede municipal de ensino de Guarabira.



Codecom
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário