Astrônomos encontram "Super-Terra" com grande chance de abrigar vida

Testes futuros ainda são necessários para afirmar que o planeta é habitável, porém, simulações já apontaram a presença de água líquida em sua superfície. 


Astrônomos encontraram 15 novos planetas que podem ser os melhores locais conhecidos do universo para encontrar vida alienígena. De acordo com o portal Daily Mail, um dos 15 planetas é uma potencial “Super Terra”, que poderia ser habitável e conter oceanos líquidos, assim como acontece aqui. O corpo celeste foi batizado de K2-155d, está a 200 anos-luz de distância e tem 1,6 vez o tamanho da Terra.

Os planetas são especialmente diferentes porque, durante muitos anos, os cientistas não buscaram vida alienígena em corpos que orbitam ao redor de estrelas anãs-vermelhas – que é o caso de K2-155d e os outros 14 astros. Como os planetas teriam que estar muito próximos da estrela, isso significa que uma de suas faces estaria sempre muito quente e clara, enquanto a outra, gelada e escura.

Como acreditava-se que a probabilidade de encontrar áreas habitáveis em suas proximidades era baixa, astrônomos focavam seus esforços em outras regiões do universo. Mas, agora, as anãs-vermelhas podem ajudar pesquisadores na compreensão de como planetas são formados e desenvolvidos.

Mesmo que ainda não seja possível afirmar se o planeta é habitável ou não, fator que depende do tamanho e temperatura da “Super Terra”, simulações climáticas sugeriram a presença de água líquida na superfície. “Em nosso teste, a atmosfera e a composição do planeta foram assumidas como parecidas com as da Terra, mas não há garantias de que este é o caso”, explicou Teruyuki Hirano, do Departamento de  Tecnologia da Terra e Ciências Planetárias do Instituto de Tóquio.

Alienígenas em Saturno 
Mais próximo da Terra do que o K2-155d e ainda no Sistema Solar, o planeta Saturno também pode abrigar alienígenas, segundo pesquisa recente. De acordo com o portal  Daily Mail, micro-organismos poderiam se desenvolver em um oceano subterrâneo de Encélado , uma das luas geladas que orbita ao redor do grande planeta.

A descoberta gira em torno de alguns micro-organismos produtores de metano, que presentes em nosso planeta, se mostraram aptos para a sobrevivência nas rigorosas condições do satélite em testes realizados. Segundo os cientistas responsáveis pelo estudo, o metano encontrado na superfície da lua poderia ser o produto de formas de vida extraterrestre existentes em seu subsolo.

A pesquisa começou com a teoria de que as chamadas “espécies metanogênicas”, ou seja, que usam dióxido de carbono e hidrogênio para seu desenvolvimento e liberam metano como produto, poderiam sobreviver nas condições de Encélado. Para testá-la, o grupo acompanhou o crescimento de três desses organismos em laboratório.

Dois deles foram isolados de sistemas hidrotermais terrestres – um da Islândia e outro do Japão –, enquanto o terceiro veio de uma estação de tratamento de esgoto. Todos foram submetidos a vários testes de condições extremas, que incluíram temperaturas e pressões severas, situações que podem ser encontradas na lua de Saturno e indicar a presença de vida alienígena.


Fonte: Último Segundo - iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2018-03-12/planeta-alienigena.html
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário