IMPOSTOS E TARIFAS: Governo Ricardo aumenta em 60% a UFR para cobrar multas de contribuintes desde 2011.

Há uma sigla na barafunda de denominações da área fiscal do Governo do Estado que poucos conhecem, mas é impiedosa. Trata-se da UFR (Unidade Fiscal de Referência), que serve de base para calcular as multas no âmbito na gestão estadual. Ou seja, o Governo do Estado cobra do cidadão em UFR. E essa unidade cresceu nada menos do que 60%, de janeiro de 2011 a dezembro de 2017.

Em janeiro de 2011 valia precisamente R$ 30,75. Agora, em dezembro, foi a R$ 47,26. O detalhe é que, nesse mesmo período, os servidores não tiveram aumento nem perto desse valor, na verdade, abaixo de 10%, inclusive nos dois últimos anos tem sido de 0%. Outro detalhe é que os repasses para órgãos como TCE, Assembleia, MPPB e Defensoria também não tiveram reajuste nesse percentual. Longe disso.

Ou seja, o Governo Ricardo Coutinho cobra com reajuste de 60%, mas paga com percentual muito menor. Provavelmente para fazer caixa às custas do contribuinte. Por isso, faz todo sentido o que fiz a oposição na Assembleia, quando verbera que, apesar de dizer o contrário, o Governo do Estado “tem dinheiro saindo pelo ladrão”.

Impostos – Outro detalhe que, ao longo desses anos, o Governo da Paraíba foi o que proporcionalmente mais aumentou impostos no País. Na Paraíba se cobra até por unidade de emissão de nota fiscal, afora os tributos usuais.


Blog do Helder Moura
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário