Saúde de Guarabira realiza abertura da campanha 'Novembro Azul' 2017, e conscientiza homens contra o câncer de próstata.

A Prefeitura de Guarabira através da Secretaria de Saúde deu por aberta na manhã dessa quarta-feira (8/11), a Campanha ‘Novembro Azul’ 2017. A importante ação ocorreu na Policlínica Municipal Dr. Augusto de Almeida, e contou com a presença de um grande número de homens. 

Uma palestra foi ministrada pelo médico-urologista Rafael de Arruda, que falou sobre a importância de o homem, a partir de 45 anos de idade se submeter ao exame para a detecção do câncer de próstata. Em seguida os representantes do Samu Guarabira; a coordenadora Cássia Cilene e o enfermeiro Aracélio ministraram em conjunto uma breve palestra acerca do AVC (Acidente Vasculhar Cerebral). Um nutritivo cofee break foi servido entre os participantes.

Além disso, durante todo o dia foram prestados distintos serviços, a exemplo de orientação sobre higiene oral, nutrição, AVC, laboratorial (PSA), PA, Glicemia, urologia e avaliação sobre necessidade de prótese dentária. Além de cortes de cabelo masculino, sendo este serviço, uma parceria com a Secretaria da Família, Bem Estar, Criança e Adolescente. 

O evento foi aberto pelo secretário de Saúde Wellington Oliveira, ao lado da coordenadora em Saúde de Média e Alta Complexidade, Daisy Campos e da diretora da Policlínica, Nalva Avelino. Ainda estiveram presentes, a coordenadora do CEO Améllya Paludo e a sua equipe, a coordenadora do NASF, Aracelli Ferreira, a coordenadora de Atenção Básica em Saúde Fernanda Macedo e a coordenadora do SAD, Isis Emanuelly. 

A ação também foi prestigiada pelos secretários Léa Toscano (Mulher), Elias Asfora (Assistência Social), Raimundo Macedo (Educação), e Cid Cordeiro (Comunicação), a diretora da Policlínica do Nordeste, Vera Granjeiro. E, ainda pelos vereadores Neide de Teotônio (presidente da Câmara) e Marcos de Enoque. 

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em 2016, mais de 61 mil novos casos da doença foram registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Por ano, são mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos. A campanha Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, tem o objetivo de orientar a população masculina sobre a doença e sobre os exames que o homem deve fazer.

Codecom
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário