Guarabira realiza II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial e escolhe delegados para a etapa estadual

Na tarde desta terça-feira (31/10), foi realizada a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Guarabira, que teve como tema: ‘Guarabira Promovendo a Igualdade Racial Por Nenhum Direito a Menos’. A referida conferência, foi promovida pela Secretaria Especial de Políticas Públicas para a Mulher da Prefeitura de Guarabira, e realizada no Centro Educacional Osmar de Aquino.

Na oportunidade a secretária Léa Toscano, fez a abertura do evento, falando da importância do tema para toda a sociedade guarabirense, e ressaltou que a Secretaria de Educação do município vem realizando projetos nas escolas sobre o tema da igualdade racial e povos afrodescendentes. Em seguida a professora Rubeny fez a apresentação do projeto desenvolvido pela Educação municipal, com o tema cultura afrodescendente. Após os dois momentos, Clemilson França, o qual atuou como um dos coordenadores do evento, fez a leitura do regimento, onde o mesmo foi aprovado sem nenhum destaque.

Após a aprovação do regimento, a professora Ivonildes Fonseca, do Departamento de Educação da UEPB – Campus III, Guarabira-PB, fez a palestra magna da conferencia: Guarabira Promovendo a Igualdade Racial, Por Nenhum Direito a Menos.

A Conferência em sua programação teve, credenciamentos dos participantes, apresentação cultural, debates, grupos de trabalhos, aprovação das propostas e eleição dos delegados para etapa estadual. A ação contou com a presença de diversas autoridades e de movimentos sociais ligados aos povos afrodescendentes.

Além da secretária Léa Toscano, também prestigiaram o evento, o vice-prefeito Marcus Diôgo, o secretário de Cultura e Turismo Percinaldo Toscano, Cid Cordeiro (Coordenador de Comunicação), a presidente da Câmara Municipal de Guarabira; vereadora Neide de Teotônio, os vereadores Marcos de Enoque e Júnior Ferreira, entre outros.

Foram eleitos para participar da conferencia estadual os seguintes delegados e delegadas:

Representantes Governamental:

Tânia Maria – Coordenadora do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social
Alcidema Santos – Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação

Representantes Não-Governamental:

Israel Monteiro dos Santos – Juventude Negra
Wanderson Rogerio dos Santos – Movimento de Adolescente e Crianças – MAC
Caio César de Oliveira dos Santos – Cultura Afro

A conferencia estadual será realizada nos dias 24 e 25 de novembro, em João Pessoa.

Codecom
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário