Exoplaneta que pode suportar a vida é recém descoberto

Você pode querer se acostumar com o nome Ross 128 b. Este exoplaneta recém-descoberto é o segundo mais próximo encontrado ao nosso sistema solar, a apenas 11 anos-luz de distância. E ele pode suportar a vida.

Anúncios sobre exoplanetas, aqueles encontrados fora do nosso sistema solar, parecem quase comum nesta idade de ouro da descoberta para os astrônomos. Então porque é que o Ross 128 b é único?

O planeta tem aproximadamente o mesmo tamanho da Terra, e pode ter uma temperatura de superfície semelhante, tornando-se um mundo de clima temperado que poderiam sustentar a vida.

A cada 9,9 dias ele completa uma órbita em torno da sua estrela hospedeira, Ross 128, que é conhecido como uma estrela anã vermelha: Elas são as estrelas mais frias, mais fracos e os mais comuns encontrados no universo.

Devido à sua natureza abundante, e o fato de que outros exoplanetas foram encontrados em torno desses tipos de estrelas, as anãs vermelhas estão sendo estudados e observadas com maior frequência, na esperança de encontrar mais exoplanetas.

Astrônomos descobriram a Ross 128 e seu planeta usando o instrumento chamado HARPS do Observatório Europeu do Sul…

Outras descobertas notáveis ​​de exoplanetas do tamanho da Terra nos últimos anos, como os planetas Trapist e Proxima b, também foram encontrados em torno desses tipos de estrelas. Elas também são consideradas entre as melhores esperanças para suportar a vida em planetas fora do nosso sistema solar, porque estes existem dentro das ‘zonas habitáveis’ de suas estrelas, onde a água líquida poderia reunir na superfície do planeta e potencialmente sustentar a vida como a conhecemos isto.

Os astrônomos ainda não sabem se Ross 128 b está na zona habitável de sua estrela, mas é provável, considerando o que eles entendem sobre anãs vermelhas e os planetas que as orbitam.

Ross 128 b está 20 vezes mais perto de sua estrela do que a Terra está do Sol, mas porque a estrela é pequena, menos brilhante e mais fria, o planeta ainda estaria a uma temperatura potencialmente confortável. A natureza da estrela também indica que o planeta está sujeito a apenas 1,38 vezes a radiação que a Terra recebe do Sol, embora o planeta e estrela estejam próximos.

Mas a razão que os astrônomos estão animados sobre Ross 128 b é porque a estrela é “calma”. Outras anãs vermelhas, como Proxima Centauri  – a estrela que Proxima b órbita – têm uma tendência a lançar radiação ultravioleta e de raios-X contra seus planetas.
Mas Ross 128 não parece estar fazendo isso, por isso é considerado ‘mais tranquila’, o que significa que o planeta é um lugar mais confortável para a vida se formar sem estar sujeita a tais episódios violentos ao longo do tempo.

…Os astrônomos acreditam que Ross 128 b é um bom candidato para um estudo mais aprofundado quando o Extremely Large Telescopedo Observatório Europeu do Sul puder começar a procurar por biomarcadores nas atmosferas de exoplanetas, em 2025…

Ovni Hoje
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário