ENEM 2017: Inep dá dez dicas para segundo dia de provas, neste domingo

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será neste domingo, 12, quando serão aplicadas as questões de ciências da natureza e matemática. Assim como no primeiro dia, os portões abrem às 12h (horário de Brasília) e fecham às 13h. Os candidatos devem ficar atentos às variações de fuso de sua região. Ao todo, serão 4h30 de prova.

Para ajudar os estudantes a garantir sucesso no Enem, a diretora de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eunice Oliveira, pontua dez dicas.

Identificação – Os candidatos devem levar documento de identificação oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte ou carteira de motorista. Somente com este documento será possível entrar no local da prova. Vale ressaltar que a carteira de estudante não é válida como documento de identificação.

Caneta – A prova será preenchida unicamente com caneta preta. É permitido, apenas, o uso de caneta revestida em material transparente.

Local – Os candidatos farão a prova deste domingo no mesmo local onde fizeram a do domingo passado e os horários de entrada serão os mesmos. É importante ficar atento às variações de fuso e a existência, ou não, de horário de verão em sua cidade. Todos os portões serão fechados às 13h, conforme horário de Brasília. Como o domingo é um dia que tem menos ônibus, e nas escolas maiores os candidatos podem demorar a encontrar suas salas, é importante sair mais cedo de casa.

Assinatura – Os estudantes não podem esquecer de assinar o cartão-resposta, nem de transcrever a frase que está no caderno de questões para este mesmo cartão-resposta. Essa é uma importante medida de segurança, que permite a análise grafológica da prova.

Folha de resposta – Entre as mudanças deste ano, está o encarte da folha de resposta no caderno de questões. O candidato precisa destacar esta folha e entregar ao chefe de sala.

Objetos – Assim que chegar na sala, o candidato precisa colocar no porta-objeto todos os itens que leve consigo, como relógio, calculadora, boné, óculos escuros, celular, borracha e lápis. A embalagem ficará lacrada até o final da prova. Se o fiscal de sala verificar algum item além da caneta preta na mesa, o candidato poderá ser eliminado.

Lanches – É permitido levar lanches, desde que, no caso de biscoitos e salgadinhos, por exemplo, estejam lacrados na embalagem original.

Declaração – Caso o candidato precise de declaração de comparecimento ao Enem, deverá fazer a impressão deste documento no portal do Inep antes do início da prova.

Apoio – Participantes que precisam de algum atendimento especializado ou específico, como os que fazem uso de bomba de insulina ou aparelho de surdez, e não registraram isso no momento da inscrição, bem como aqueles que tiverem imprevistos, por exemplo, se quebraram um braço e precisam de transcritor, devem ligar no 0800-616161 e registrar a necessidade para análise de viabilidade de atendimento.

Edital – É importante que o candidato verifique novamente o edital antes da prova. Qualquer dúvida ou esclarecimento junto ao Inep poderá ser atendido por meio da central de atendimento 0800-616161 até as 18h do sábado ou pela página eletrônica do Enem.

Assessoria de Comunicação Social/MEC
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário