Emoção marca homenagem ao centenário de Afonso Pereira na Assembleia Legislativa

SESSÃO ESPECIALA homenagem feita ao centenário de nascimento do professor Afonso Pereira da Silva foi marcada por emoção durante sessão especial, nesta segunda-feira (30), na Assembleia Legislativa da Paraíba. A propositura foi da deputada Camila Toscano (PSDB). Convidados chegaram a chorar na tribuna relembrando o legado deixado pelo professor. 

Para a filha de Afonso Pereira, a atual reitora do Unipê, Ana Flávia da Fonseca, a homenagem mostra a importância do legado do homem que lutou pela educação como forma de conquistar a liberdade. Ela agradeceu a homenagem e disse que a história do seu pai mostra que uma pessoa pode fazer a diferença no país. 

“É só acreditar no que é importante e que o país pode ser ajudado, apesar de que o preço é um pouco alto em termos pessoais. E papai foi uma dessas pessoas que acreditou no Brasil e fez o pouco que pode, sem apoio de políticos ou de governos, mas ele achava que tinha que fazer. Isso é importante. As pessoas acreditarem de que é possível. Por isso, fico feliz com essa homenagem”, disse a reitora.

A deputada Camila Toscano destacou algumas das qualidades do professor Afonso Pereira, principalmente na área da educação. “Essa é uma história que deve permanecer viva entre os paraibanos e os brasileiros. Afonso Pereira foi um grande homem que disseminou a educação por todo o Estado, com a criação de diversas escolas e até de uma universidade”, disse, lembrando que o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, quando deputado estadual prestou uma homenagem a Afonso Pereira em vida com a medalha Epitácio Pessoa.

Zenóbio Toscano lembrou que estudou em uma das escolas fundadas por Afonso Pereira. “Ele marcou a sua passagem entre nós pela dedicação a educação em todos os seguimentos, desde o primário até o nível superior. Camila teve a felicidade de prestar essa homenagem a esse homem de grande importância para no nosso Estado”, afirmou.

Durante discurso, o empresário Roberto Cavalcanti lembrou da dedicação de Afonso Pereira também na comunicação. Segundo o ex-senador, o professor já via na comunicação uma forma de fortalecer a educação na Paraíba. “Afonso tinha uma visão especial. Ele conseguia enxergar a importância de um Sistema de Comunicação para formação da educação. Como visionário da educação e empreendedor, ele conseguiu materializar grandes obras na Paraíba. Hoje nós damos continuidade ao trabalho de Afonso no Correio da Paraíba”, destacou. 

Presenças - Também estiveram presentes à homenagem, o deputado Nabor Wanderley (PSDB); o desembargador Marcos Cavalcanti; a vice reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Bernardina Freire; a defensora pública e diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Diana Picolli; e o historiador e integrante da Academia Paraibana de Letras, Willis Leal. 

Homenageado - Afonso Pereira da Silva nasceu no dia 30 de outubro de 1917, no município paraibano de Bonito de Santa Fé. Além de docente, foi magistrado e seminarista, e ocupou cargos públicos e privados, federais e estaduais. Foi professor universitário e um dos fundadores do curso de Direito da UFPB e do Unipê. Com uma vida dedicada à Educação, ele também é responsável pela fundação de diversas escolas de nível fundamental e médio na Paraíba.

Assessoria

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário