30 ANOS: Escola Paulo Brandão participa de desfile cívico e inicia homenagens ao patrono em Guarabira

A Escola Municipal Jornalista Paulo Brandão Cavalcanti Filho em Guarabira fará 30 anos de fundação no próximo dia 10 de novembro, e a direção da unidade educacional resolveu prestar, neste dia, uma homenagem ao seu patrono – competente e destemido jornalista e cinegrafista, coproprietário do Jornal Correio da Paraíba, que foi vítima de uma emboscada e executado no dia 13 de dezembro de 1984, na saída da antiga Polyutil, no Distrito Industrial de João Pessoa. As homenagens tiveram início durante a participação da escola no desfile cívico da Independência do Brasil realizado na última quarta-feira, 6, no centro da cidade, quando trouxe para avenida uma foto em destaque do homenageado, folders e balões dourados formando as 3 décadas de fundação da instituição primária, a qual é gerida pela professora Luana Lafaett, e fica localizada no bairro Santa Terezinha.

Uma equipe da TV Correio/Record esteve na cidade durante o ato cívico, registrou o momento e reportou para todo o estado em seus programas jornalísticos. Afora a cobertura de outros setores da imprensa local, a exemplo da WebTV Portalmidia, o site Plugados Na Notícia, Rádio Constelação FM, Codecom, entre outros.

Fachada da Escola Paulo Brandão, localizada no
bairro Santa Terezinha.
A escola foi fundada três anos após a morte do seu patrono, sendo no dia 10 de novembro de 1987, pelo então prefeito Zenóbio Toscano, em sua primeira gestão. Hoje, após mais de trinta anos, coincidentemente, o município de Guarabira é gerido, novamente, por Zenóbio, já pela terceira vez. Perguntado ao mesmo, o motivo dele resolver denominar a unidade escolar de Paulo Brandão, ele respondeu que o homenageado foi um profissional da comunicação que ele muito o admirava pela sua inteligência, coragem e determinação, e que após o triste fato ocorrido com o mesmo, bastante badalado na imprensa e pela sociedade paraibana – resolveu colocar o nome do jornalista na referida escola.

De acordo com dados nos fornecidos pela diretora Luana Lafaiett, a escola é formada, atualmente, por 20 funcionários e possui 7 turmas, que vão desde o pré-escolar até o 5º ano, funcionando nos turnos manhã e tarde; atendendo a 163 crianças. A direção da escola através da própria Luana, juntamente com a adjunta, a professora Maurícia Sátiro – desenvolve uma gestão democrática, na qual todos os funcionários têm participação ativa no funcionamento escolar.

Luana (D), gestora do Paulo Brandão, recebendo das
mãos da deputada Camila, o certificado de participação
da escola no Desfile Cívico da Independência. 
A instituição tem como parceiros o Instituto Alpargatas, Novo Mais Educação do MEC (Ministério da Educação), o PROERD (Programa de Resistência às Drogas da Policia Militar do Estado da Paraíba), entre outros.

Além da homenagem à Paulo Brandão, levada pela escola na avenida durante o desfile, o colégio propôs aos guarabirenses a conscientização de uma ‘Alimentação Saudável’, que está sendo trabalhado entre os alunos desde o começo do ano letivo, sendo parte do tema apresentado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Guarabira em parceria com Instituto Alpargatas, voltado aos ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’, contexto preconizado pela ONU (Organização das Nações Unidas).








Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário