NASA encontra nave espacial “perdida” orbitando a lua após oito anos de desaparecimento

A NASA encontrou uma espaçonave “perdida” orbitando a nossa lua através de uma técnica avançada de radar que pode ajudar em nossas futuras missões com destino à lua.

A NASA conseguiu encontrar a nave espacial Chandrayaan-1, um objeto cúbico com lados de cerca de um metro e meio, descrito como tendo metade do tamanho de um carro smart.

O último contato com a espaçonave foi em agosto de 2009.

Os telescópios ópticos não conseguem encontrar objetos tão pequenos escondidos pelo brilho da lua.

"Conseguimos detectar o Lunar Reconnaissance Orbiter [LRO] da NASA, a nave espacial Chandrayaan-1 da Organização Indiana de Pesquisa Espacial, orbitando a lua com um radar terrestre”, disse Marina Brozovic, cientista de radares do JPL e principal pesquisadora no projeto de teste.

“Encontrar o LRO foi relativamente fácil, como estávamos trabalhando com navegadores da missão e tínhamos dados precisos sobre o ponto da órbita no qual ele estava localizado. Encontrar o Chandrayaan-1 da Índia demandou certo trabalho investigativo porque o último contato com a nave espacial foi em agosto de 2009”.

Encontrar uma nave espacial abandonada em distância lunar e que não é rastreada há anos é complicado, porque a lua está repleta de regiões gravitacionais maiores do que a média, o que pode afetar drasticamente a órbita de uma nave espacial ao longo do tempo, podendo causar até mesmo uma colisão com a lua.

Cálculos orbitais do JPL indicaram que a Chandrayaan-1 ainda está circulando a superfície lunar a cerca de 200 quilômetros, mas ainda assim ela foi considerada “perdida”.

“Precisávamos mudar a localização da Chandrayaan-1 em cerca de 180 graus, ou metade de um círculo, em relação às antigas estimativas orbitais que tínhamos em 2009”, disse Ryan Park, gerente do grupo Solar System Dynamics, que deu à equipe de radar as novas estimativas orbitais.

“De outra forma, a órbita da Chandrayaan-1 ainda teria a mesma forma e alinhamento que esperávamos”.

Rob Waugh
Yahoo News UK
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário