Abertas inscrições para seleção do curso Técnico em Agronegócio do SENAR; há vagas em polo no Brejo

São oferecidas 90 vagas distribuídas entre os polos de Campina Grande, Alagoa Grande e também na capital. 

Estão abertas até o próximo dia 13 de fevereiro as inscrições à nova seleção para o Curso Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Na Paraíba, são oferecidas 90 vagas, distribuídas igualmente em 3 polos de apoio da Rede e-Tec Brasil nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Alagoa Grande. As inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico www.senar.org.br/etec/, onde os interessados poderão ter acesso ao edital da seleção e à relação dos polos que oferecem vagas.

Em todo país, serão 1.627 vagas em 17 estados. Com o total de 1.230 horas, realizado em parceria com o Ministério da Educação, o curso oferece formação técnica de nível médio e foi desenvolvido com foco na população rural. Para facilitar o acesso de quem vive no campo, além de ser gratuito, tem 80% da sua carga horária na modalidade a distância. Os conteúdos são disponibilizados na internet e reforçados pelas videoaulas e pelo material impresso. Os 20% restantes da carga horária são reservados para avaliações, aulas práticas e teóricas no polo onde o aluno está inscrito.

Para se inscrever, o candidato já deve ter concluído o Ensino Médio. No último processo seletivo, realizado em agosto do ano passado, cada vaga foi disputada por 5,5 candidatos no Estado. E como o nível de concorrência depende do local das inscrições. Ao fazer a inscrição, o candidato deve optar pelo polo que pretende frequentar.

Após a inscrição, o processo tem continuidade com a realização de provas agendadas. Em João Pessoa e Campina Grande o período vai de 1º até 15 de fevereiro. Mas os candidatos que optarem pelo polo de Alagoa Grande só poderão fazer o teste entre os dias 3 e 15 do mesmo mês.

“Essa é a nossa quinta oferta de vagas na Paraíba e já estamos formando nossa primeira turma. Tudo isso traz muita satisfação para nós, principalmente porque os próprios alunos reconhecem o trabalho e divulgam a formação técnica, atraindo candidatos e garantindo a continuidade do curso”, avalia a chefe do Departamento de Educação Formal do SENAR-PB, Poliana Queiroz.

Pioneirismo paraibano na formação técnica para o mercado de trabalho

A Paraíba foi um dos primeiros estados do país a implantar o curso Técnico em Agronegócio. Hoje já são 73 polos de apoio espalhados por 23 estados de Norte a Sul. Mas tudo começou em 2014, quando foi criada a Rede e-Tec Brasil no SENAR, momento no qual a instituição passou a integrar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do MEC, lançando seu Curso Técnico em Agronegócio.

Seus alunos são unanimes ao apontar dois principais fatores para a alta concorrência às vagas. O primeiro, o amplo mercado de trabalho na área, em franco crescimento. O segundo, a boa qualidade do ensino.

Dulce Araújo é uma das alunas da primeira turma do curso. Professora de história, ela optou pela agropecuária e tem uma pequena propriedade no município de Tacima, agreste e já aplica os conhecimentos gerenciais e de administração rural no Sítio Tapuia. “O curso foi de extrema importância para mim, pela vivência que eu já tenho no campo e só veio me trazer mais sabedoria, conhecimento e entusiasmo para poder continuar a luta aqui, porque nós sobrevivemos do campo”, comentou.

A satisfação com o material, assistência e formação oferecidos foram um diferencial para Dulce, que indicou o curso para o irmão, Leandro, que já está no 3º trimestre, além de outros amigos que também conseguiram ingressar na formação técnica. “O SENAR repassa e você pratica. A gente estuda economia rural, finanças, administração, o agronegócio em si. Estou muito satisfeita, e pretendo avançar ainda mais nessa área”, concluiu.

Outro aluno que também recomenda o curso é Paulo Romero. Ele participou do primeiro processo seletivo e ingressou no polo de João Pessoa. “O curso é muito bom. Tem instrutores capacitados, equipe técnica compromissada, material didático de ótima qualidade e uma ótima infraestrutura”, afirmou.

Para mais informações sobre o processo seletivo e a Rede e-Tec Brasil no SENAR, ligue: 3048-6060.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6005 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário