Velocidade da luz: Google homenageia 340o aniversário da descoberta

O doodle desta quarta-feira, do Google, homenageia a determinação de Romer da velocidade da luz que foi a demonstração em 1676 que a luz ...


O doodle desta quarta-feira, do Google, homenageia a determinação de Romer da velocidade da luz que foi a demonstração em 1676 que a luz tem uma velocidade finita, portanto não viaja instantaneamente. A descoberta é geralmente atribuída ao astrônomo dinamarquês Ole Rømer (1644-1710), que trabalhava no Observatório Real em Paris na época.

Rømer estimou que a luz leva cerca de 22 minutos para atravessar o dobro da distância entre a Terra e o Sol, ao estimar os eclipses da lua de Júpiter Io. Nesse caso a luz teria a velocidade de cerca de 220.000 quilômetros por segundo, cerca de 26% inferior ao valor real.

Como toda grande descoberta a teoria era controversa no momento de seu anúncio, e nunca convenceu completamente o diretor do Observatório Real, Giovanni Domenico Cassini. Mas rapidamente ganhou apoio entre outros cientistas da época, como Isaac Newton. Foi confirmado apenas quase duas décadas após a morte do próprio Rømer, com a ajuda, em 1729, da aberração estelar pelo astrônomo inglês James Bradley. (De hype Science)

Clique no link abaixo e saiba mais sobre a velocidade da luz
http://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-velocidade-luz.htm

LEIA TAMBÉM

CIÊNCIA & TECNOLOGIA 3594617426790777130

Postar um comentário

emo-but-icon

VÍDEO / trailer / Cinema

Em CARTAZ nos CINEMAS!

Curta nossa FanPage

PLUGADOS NO TWITTER

Mais Lidas

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

item