Etíope fatura 92ª São Silvestre; brasileiro termina em quarto

Laul Aleme chega em primeiro; Giovani dos Santos, 4º. 
(Imagens: Djalma Vassão / Gazeta Press). 
O Brasil esteve vivo na briga pela vitória da 92ª da Corrida Internacional de São Silvestre, apesar de não a ter conseguido em 2016. O primeiro lugar ficou com o etíope Leul Aleme, que com consistência e tempo de 44 minutos e 51 segundos, conseguiu bater outros corredores africanos e o brasileiro Giovani dos Santos, que realizou prova de ótimo desempenho e terminou em quarto. A segunda colocação ficou com Dawit Admasu, também da Etiópia, enquanto Stephen Kosgei, do Quênia, foi o terceiro.

Giovani correu de igual para igual com Aleme na maior parte do percurso, e esteve vivo na disputa pela liderança em pelo menos dois terços da prova. Só na etapa final, o ritmo do etíope acabou se sobressaindo sobre o do mineiro, o que causou a abertura de distância entre os dois competidores.

O Brasil melhorou seu desempenho na prova masculina em relação a 2015, quando o próprio Giovani havia sido o melhor colocado, na quinta posição. A última vitória nacional da São Silvestre segue sendo a de Marílson Gomes dos Santos, em 2010.

No pelotão principal, o brasileiro Adriano de Oliveira começou a corrida bem, liderando-a e alterando a ponta com outro atleta nacional, Reginaldo da Silva. Principal esperança do país na competição, Giovani dos Santos também largou no grupo de frente e disputava a posição mais altas com os atletas africanos, favoritos para a vitória.

Já na metade do percurso, Reginaldo acabou diminuindo o ritmo e ficando para trás, mas Giovani se manteve consistente e muito próximo dos concorrentes pela liderança da corrida. Nos últimos cinco quilômetros, a disputa era acirrada com Leul Aleme, da Etiópia, pela ponta.

Foi só nos últimos dois quilômetros que Giovani acabou perdendo o ritmo da passada com os rivais, na complicada subida da Avenida da Brigadeiro Luís Antônio. O brasileiro, que esteve muito perto da liderança, acabou ficando na quarta colocação.

Os metros finais na Avenida Paulista reservaram emoção, já que três competidores africanos chegaram inteiros e brigando a vitória passada a passada. Nos metros finais, Leul Aleme conseguiu executar sprint final e escapar, abrir pequena margem e administrar a diferença até cruzar a linha de chegada, em frente a Fundação Cásper Líbero, na primeira colocação.

Confira do pódio da prova masculina da 92ª Corrida Internacional de São Silvestre:

1) Leul Aleme (Etiópia): 44m53

2) Dawit Admasu (Etiópia): 44m55

3) Stephen Kosgei (Quênia): 45m00

4) Giovani dos Santos (Brasil): 45m30

5) Willian Kibor (Quênia): 45m49

(Gazeta Esportiva)
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário