Hillary fala ao mundo após derrota: “Lutar pelo que é certo vale a pena”

A madrugada do dia 9 de novembro (horário de Brasília) não foi fácil para a democrata Hillary Clinton. Após ser derrotada em estados-chave, como Flórida e Ohio, e redutos democratas que acompanharam Obama em 2012, a ex-secretária de Estado observou a vitória histórica do seu rival Donald Trump.

No fim da apuração e consolidação do resultado das eleições presidenciais dos Estados Unidos, o candidato vencido tradicionalmente vai ao palco falar para a nação. No chamado discurso da concessão, a história exige que se reconheça o resultado, se comemore as instituições democráticas e se deseje boa sorte ao novo líder.

Ontem, no entanto, Hillary escolheu não falar. Hoje, resignada de ter perdido a chance de ser a primeira mulher a governar o país mais poderoso do mundo, ela e o vice de sua chapa, Tim Kaine, falaram ao vivo aos seus eleitores, opositores e ao mundo inteiro.

Discurso
Tim Kaine, o vice da chapa liderada por Hillary, foi o primeiro a subir ao palco. Em um discurso curto, mas emocionado, ele agradeceu o convite para concorrer ao pleito ao lado da ex-secretária de Estado e disse se sentir orgulhoso do desempenho registrado pela candidata, a vencedora no voto popular. “É um grande feito”, disse o político do estado da Virgínia, onde a dupla se sagrou vitoriosa no Colégio Eleitoral.

Hillary chegou em seguida. Ovacionada pelos apoiadores que a acompanharam ao vivo, a democrata abriu seu discurso de concessão dizendo que havia ligado para o vitorioso Trump na noite anterior para parabenizá-lo. “Este não era o resultado que esperávamos e sinto muito que perdemos essa eleição”, lementou ela.

Em um tom pacífico e conciliador, Hillary agradeceu seus eleitores e todos os que trabalharam para levá-la à Casa Branca, lembrando que a derrota continuará a doer “por muito tempo”. “Mas lembrem-se que a nossa campanha nunca foi uma campanha para uma pessoa só, mas para o país que amamos”, pontuou.

A candidata reconheceu a polarização nos Estados Unidos, mas pediu que seus eleitores reconheçam o resultado obtido, sempre olhando para o futuro. “Devemos a Trump a mente aberta e a chance para que governe”, continuou ela, lembrando ainda que as tradições democráticas do país exigem a transferência pacífica de poder.

Aos jovens, pediu que não desistam de lutar pelo que acham certo. Às mulheres e jovens mulheres, disse estar orgulhosa de tê-las representado. Às meninas, deixou a seguinte mensagem: “Nunca duvidem que vocês são valiosas, poderosas e merecem todas as chances e oportunidades de perseguir os seus sonhos.”

Resultado das eleições

No voto popular, Hillary terminou como a vencedora com a preferência de 59.459.229 dos eleitores contra 59.267.341 de Trump. Entre os delegados do Colégio Eleitoral, no entanto, acabou derrotada em estados-chave como Flórida e Ohio. Nesta contagem, a democrata ficou com 228 votos, enquanto o republicano terminou com 279. Para se eleger, um candidato precisa atingir a marca mínima de 270 delegados. (De Exame.com)
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário