Deputado tucano vai acionar MP contra reajuste de água na PB: “o povo não pode pagar mais essa conta”

Tovar diz não ter sentido o governador RC elevar o valor da tarifa ao dobro da inflação...
 
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) vai acionar o Ministério Público contra o aumento da tarifa de água no Estado. O parlamentar considera o reajuste abusivo e diz que não tem sentido o governador Ricardo Coutinho elevar o valor ao dobro da inflação em um momento que a Paraíba passa por uma grave crise hídrica.

“Esse é o quinto aumento do governo Ricardo, que tem se acostumado a elevar a tarifa acima da inflação. Nos últimos cinco anos tivemos uma inflação de 35,19%, enquanto a água subiu 64,9%. Agora, mais que nunca, esse reajuste é inoportuno, pois a maioria dos municípios enfrentam severos racionamentos devido à seca”, denunciou.

O aumento aprovado pelo Governo é de 21,7%, mas a inflação dos últimos 12 meses foi de 10,48% e o salário mínimo teve um reajuste de 11,6%. “Mais uma vez, ao invés de trazer soluções para a população que já está tão penalizada com a falta d’água, o governador joga a conta para o povo. Não podemos aceitar que os paraibanos paguem mais essa conta”, frisou.

Atualmente, 120 municípios paraibanos estão passando por colapso ou racionamento no abastecimento de água. Estes também vão ser atingidos pelo reajuste, que começa a valer a partir de 1º de fevereiro.

 Projeto – O deputado Tovar Correia Lima apresentou Projeto de Lei que obrigaria a Cagepa conceder desconto proporcional aos dias de falta de fornecimento de água. De acordo com a proposta do deputado, o consumidor teria desconto de 1/30 (um trinta avos) de desconto sobre a tarifa mínima mensal do serviço de água e esgoto, por dia de falta de abastecimento de água. Entretanto, o projeto foi vetado pelo governador Ricardo Coutinho. “Vamos reapresentar o Projeto este ano”, garantiu. (Com Ascom)
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário