Anvisa aprova vacina contra a dengue, a primeira no Brasil

Ela não protege contra os vírus chikungunya e zika. 

- Decisão de fornecer a Dengvaxia pelo SUS é do MS 
(Foto: Ilustração / Internet). 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a vacina contra a dengue Dengvaxia, produzida pela Sanofi, divisão da Sanofi Pasteur, informaram nesta segunda-feira a empresa e a Anvisa.

A vacina já tinha sido aprovada no México e nas Filipinas neste mês e é a primeira a ser aprovada no Brasil contra a doença.

De acordo com a empresa, a Dengvaxia reduziu as contaminações por dengue em dois terços dos participantes analisados e evitou oito de dez hospitalizações devido à doença e até 93 por cento dos casos de dengue severa.

A Anvisa disse em comunicado que a decisão de fornecer a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) é do Ministério da Saúde e que ela não protege contra os vírus chikungunya e zika.

"Para validar a vacina, a primeira contra a dengue registrada no Brasil, a Anvisa observou a comprovação da qualidade, segurança e eficácia do produto", disse o órgão em nota, acrescentando que a análise dos dados "foi pautada na relação benefício x risco da vacina".

A vacina contra dengue produzida pela Sanofi foi aprovada para a prevenção da doença causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 em indivíduos dos 9 aos 45 anos de idade e que moram em áreas endêmicas. O esquema de vacinação aprovado foi o intervalo de seis meses entre as doses.

"A vacina apresentou uma eficácia global contra dengue confirmada contra qualquer sorotipo da dengue de 65,6 por cento na população acima de nove anos de idade", afirmou a Anvisa.

"Se considerarmos a forma da dengue que leva à hospitalização, a eficácia verificada da vacina foi de 80,8 por cento. Ou seja, há uma proteção maior para casos de dengue considerados mais severos, que levam à internação dos pacientes", acrescentou. (De Reuters/por Tatiana Ramil, em São Paulo, e Luciana Bruno, no Rio de Janeiro)
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário