Reforma e ampliação da sede da Promotoria de Justiça de Guarabira são inauguradas

Presente, o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, enalteceu o trabalho do Ministério Público e a inauguração da obra justamente na semana em que Guarabira está comemorando 128 anos de emancipação política. 

As populações dos municípios de Guarabira e Pilõezinhos, na Região do Brejo paraibano, passam a contar a partir desta segunda-feira (23) com uma acolhida melhor ainda nos serviços prestados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). Em uma solenidade bastante prestigiada por autoridades, membros (procuradores e promotores de Justiça) e servidores da instituição, o procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, inaugurou nesta segunda-feira as obras de reforma e ampliação da Promotoria de Justiça de Guarabira (Sede Promotor de Justiça Wildes Saraiva Gomes Filho).

A solenidade teve início com a entrega de homenagens às famílias dos promotores de Justiça Wildes Saraiva e Aderbaldo Soares de Oliveira. O primeiro dá nome à sede e o segundo está designando o auditório da Promotoria de Guarabira. A família de Wildes recebeu duas placas: a placa restaurada da inauguração da sede, ocorrida em 2001, com o discurso de Wildes quando era coordenador da Promotoria – uma réplica foi confeccionada e afixada no prédio agora restaurado; e uma segunda placa de homenagem. Uma terceira placa de homenagem foi entregue à família de Aderbaldo Soares.

“Só temos a agradecer a atitude do Ministério Público (…) essa homenagem não nos ensoberba e nem nos envaidece, mas nos deixa extremamente felizes pelo reconhecimento”, discursou a viúva do promotor Wildes, Maria das Dores. Em seguida, o discurso foi da promotora de Justiça Cláudia de Sousa Cavalcanti Bezerra Viegas, coordenadora da Promotoria de Guarabira. “Este é um momento de festa. Mas quem mais sai ganhando é a população, que terá uma melhor acolhida . Esta obra abre uma nova fase de atendimento à população”, destacou a promotora.

O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), enalteceu o trabalho do Ministério Público e a inauguração da obra justamente na semana em que Guarabira está comemorando 128 anos de emancipação política. “O povo de Guarabira é grato ao procurador Bertrand Asfora pela obra de recuperação desse prédio histórico e de importância para a cidade”.

“Ninguém faz nada sozinho. Estamos vivendo uma circunstância de gestão. Trabalhamos juntos nesta gestão. São todas as mãos e almas neste trabalho”, discursou o procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, antes do bispo dom Lucena proceder as bênçãos da reforma e das novas instalações da Promotoria de Guarabira. Em seguida, ocorreram o descerramento das placas inaugurativas. A solenidade também foi acompanhada pelo deputado estadual Raniery Paulino (PMDB).

A sede da Promotoria de Justiça em Guarabira, inaugurada a 24 de agosto de 2001, está edificada numa área de 592,57 metros quadrados, com um prédio histórico construído no início do século passado e está localizada à Praça Nossa Senhora da Luz, no Largo da Catedral Nossa Senhora da Luz, no centro da cidade.

A parte histórica do prédio passou por uma reforma, mantendo-se as suas características arquitetônicas, passando a abrigar uma sala de reuniões com videoconferência, uma sala para rack, uma sala para estagiários, duas salas para assessores, uma sala de apoio administrativo, um arquivo, um cartório, uma sala para atendimento, um almoxarifado, uma recepção, dois banheiros para servidores e outros dois banheiros públicos acessíveis.

Já a parte ampliada abriga sete gabinetes de promotores de Justiça, um auditório para 65 lugares, uma sala de equipamento (vídeo e áudio), uma copa, uma área de serviço, dois banheiros para promotores (WCs acessíveis) e uma garagem coberta.

Atuam na sede do MPPB em Guarabira seis promotores de Justiça: Abraão Falcão de Carvalho, Edivane Saraiva de Souza, Cláudia de Souza Cavalcanti Bezerra Viegas, Andréa Bezerra Pequeno de Alustau, Joseane dos Santos Amaral e Rodrigo Silva Pires de Sá (que está deixando o cargo para assumir a titularidade da Promotoria de Justiça da Mulher, em Campina Grande).

Com uma população de 60 mil habitantes e distante a 98 quilômetros da capital, João Pessoa, o município de Guarabira está localizado na Região do Brejo do estado da Paraíba. Dentre os 223 municípios paraibanos, Guarabira ocupa o nono lugar no que se refere ao Produto Interno Bruto (PIB) e a oitava colocação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – 0,673, considerado de nível médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). (Da redação com o MPPB.MP.BR/Fotos: Reprodução / Facebook / PMG)

Veja mais fotos clicando aqui
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário