“O Brasil vive com mentiras, e quem caminha com mentiras, cai” – disse o bispo de Guarabira em coletiva sobre o 'Grito dos Excluídos’

A 21ª edição do ‘Grito dos Excluídos – vida em primeiro lugar’ foi aberta, tradicionalmente, em nível nacional no dia 7 de setembro, dia em que se comemora, de forma oficial, a Independência do Brasil, porém na Diocese de Guarabira a abertura acontece, sempre em um sábado, logo após o tocante feriado. Ou seja, neste ano ocorrerá no próximo dia 12. Em razão disto, o bispo diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena resolveu receber a imprensa regional, no Seminário São José, na Rainha do Brejo paraibano, com o objetivo de motivar a sociedade e de obter uma difusão maior do movimento, que este ano traz como lema “Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”.

Segundo Dom Lucena, o nosso país vive de mentiras, de assuntos que contém inverdades, que mexem com a opinião pública. A exemplo de pesquisas, de dados e de números irreais, confeccionados em sua maioria por meios institucionais. Ele quis dizer, talvez, que há uma indústria de maquiagem de números, e apelou para o verdadeiro papel da imprensa, a reconhecendo como sendo preponderante, como elo de ligação popular, inclusive contra a injustiça social.

- O Brasil vive com mentiras, e quem caminha com mentiras, cai. Não podemos levar para o outro, inverdades – destacou o religioso.

O bispo reconheceu os avanços que Brasil obteve nos últimos anos, mas disse que, atualmente, estamos perdendo.

- O que foi conquistado anos atrás, nós perdemos. As pessoas vão perdendo a sua liberdade de viver, e queremos levar até elas, que há meios, e mostrar aonde buscar esses meios – disse Dom Lucena.

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. O Grito é uma descoberta, uma vez que agentes e lideranças apenas abrem um canal para que o Grito sufocado venha a público.

Na diocese de Guarabira, a cidade escolhida para sediar a abertura do movimento, neste ano foi Pilõezinhos. Caravanas vindas de distintas cidades deverão desembarcar na terra de São Sebastião para a marcha dos excluídos, no próximo sábado, 12.

Veja mais imagens da coletiva com o bispo
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário