Zenóbio realiza entrega do Projeto ‘Ônibus do Saber’ em Guarabira

| INCENTIVO À LEITURA | 
Comemorando mais um compromisso realizado, o prefeito Zenóbio Toscano entregou na tarde desta quarta-feira (12/8), o programa de biblioteca móvel, denominado de “Ônibus do Saber”. O importante projeto de incentivo à leitura terá como foco principal o público infantojuvenil, das escolas da rede municipal de ensino e a comunidade escolar. Sendo uma parceria entre as secretarias de Educação e a de Cultura e Turismo.

O Ônibus do Saber percorrerá todas as escolas públicas do município, com um acervo de mais de 1.200 livros, gibis e folhetos, todos disponíveis para pesquisa, sob a orientações dos professores e funcionários da Biblioteca Municipal Rodrigues de Carvalho, a qual será a responsável direta pelo veículo. O Instituto Alpargatas, parceiro da gestão municipal há vários anos, também se prontificou em contribuir com o fornecimento de livros à referida biblioteca móvel.

A solenidade ocorreu na frente do CIEC – Centro Integrado de Educação, Esporte e Cultura [do município], e contou com as presenças de diversos professores, coordenadores e gestores escolares; além de alunos da escola Maria Piedade de Medeiros Paiva e da emocionante apresentação do Ballet Municipal, tematizando o ‘Despertar de Alice’, coordenado pela professora de dança Mel Machado.

Para o prefeito Zenóbio, o objetivo é despertar na criançada o interesse e o gosto pela leitura, segundo o mesmo, um instrumento importantíssimo na formação de qualquer jovem. E agradece a todos que contribuíram para a realização do projeto, o qual focaliza o alunado das escolas do municio, mas que cujo o prefeito, nada impede que alunos de escolas estaduais e particulares desfrutem da referida biblioteca itinerante. O gestor analisou que o projeto teve um baixo custo para a gestão municipal, mas que é de alta relevância para o desenvolvimento educo-cultural das crianças guarabirenses.

– Algo que teve um custo muito pequeno para a prefeitura, o que se chama atenção é realmente a criatividade, porque o ônibus nós já encontramos, fizemos a sua recuperação no que tinha que ser feito, fizemos adaptação, compramos pneus, instalamos ar-condicionado, porém em relação ao custo-benefício foi algo que custou muito pouco à prefeitura, mas que vai realmente surpreender Guarabira – disse o prefeito Zenóbio.

Ainda, de acordo com Zenóbio, o veículo foi adquirido através de doação pela Polícia Federal. Como não havia poltronas, o ônibus mostrou condições propícias para ser transformado e adaptado para que funcione como uma biblioteca móvel, recebendo este, uma decoração composta por pinturas dos artistas guarabirenses Alexandre Filho e Clóvis Junior.

Além do prefeito Zenóbio, prestigiaram o evento, a primeira-dama Léa Toscano, os secretários Raimundo Macedo (Educação), Percinaldo Toscano (Cultura e Turismo), Toni Alves (Administração), Cláudio Melo (Finanças), Tiago do Mutirão (Agropecuária e Pesca), Elias Asfora (Assistência Social), Aguiberto Lira (Chefia de Gabinete), Marcos Terena (Transportes) e Alcides Cordeiro (Comunicação), o vereador Lula das Molas; E ainda, o articulador do Instituto Alpargatas na SME, João Floripes, as coordenadoras Gracina Pontes (Pedagógica), Wládia Cristina (Mais Educação), demais profissionais da educação municipal, e pessoas do povo. (Codecom)
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário