Manifestações pró-Bolsonaro marcam o domingo em diversas cidades do país

Atos em favor de Bolsonaro na Av. Paulista. Foto: Felipe Raul/Estadão Conteúdo.  

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram às ruas neste domingo (3) em manifestações realizadas em várias capitais e cidades brasileiras. De acordo com informações da Jovem Pan News, o foco dos atos foi a defesa da anistia para os condenados pelos atos de 8 de janeiro, críticas ao presidente Lula (PT) e pedidos de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF.


O principal protesto aconteceu na Avenida Paulista, em São Paulo, com a presença de lideranças políticas, religiosas e parlamentares ligados à direita. O ex-presidente Bolsonaro, impedido de sair de Brasília aos fins de semana por decisão judicial, acompanhou os atos de casa e agradeceu aos apoiadores por mensagem: “Obrigado a todos, pela nossa liberdade”. expressou.


Cartazes em apoio ao ex-presidente Donald Trump e bandeiras dos EUA também marcaram os protestos. A base bolsonarista comemorou as recentes sanções dos EUA contra Moraes, sob a Lei Magnitsky, e voltou a pressionar por ações no Congresso.


Durante os discursos, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou que vai protocolar o 30º pedido de impeachment contra Moraes nesta semana, e cobrou do presidente da Câmara, Hugo Motta, a votação do projeto de anistia: “Não brinque com a vida das pessoas presas injustamente”, disse.


O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), cotado como sucessor de Bolsonaro em 2026, não compareceu ao ato por motivos de saúde, mas foi lembrado por aliados. Já a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro participou do ato em Belém.


Com o lema “Reaja, Brasil”, as manifestações seguiram uma estratégia descentralizada e ocorreram também no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e outras cidades. Frases como “Brasil acima do STF” e “Brasil com Bolsonaro” tomaram conta das redes sociais.


Mesmo com grande mobilização, especialistas avaliam que as principais pautas enfrentam forte resistência no Congresso, especialmente por falta de apoio no Senado e na presidência da Câmara. Ainda assim, os protestos mostram que o bolsonarismo segue com força nas ruas.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem