Guarabira: Estação ferroviária faz 140 anos e obras de revitalização seguem em ritmo acelerado

Prefeitura pretende entregar prédio reformado em julho, com abertura do Festival de Arte Naif no local. 

Obras de revitalização da sede da estação e sua área externa. Foto: Plugados.  
A Prefeitura de Guarabira vem realizando a revitalização do antigo prédio da Estação Ferroviária de Guarabira, inaugurada em 4 de junho de 1884 marcou a consolidação da então companhia The Conde D'Eu Railway Company Limited em expandir sua linha em direção ao interior da então Província de Parahyba do Norte, tornando o munícipio um importante centro polarizador e econômico da região do Brejo Paraibano. Segundo os historiadores, foi um dia de comemorações por parte da população local, que enfim, estava ligada por via férrea, Independência até a Capital da Província, Parahyba. Esta ligação facilitaria aos comerciantes locais exportarem seus produtos dos mais variados tipos, dentre eles, o café, que na época era muito abundante no Brejo Paraibano, algodão, fumo, entre outros.

Para comemorar os 140 anos da Estação, a Prefeitura, através das Secretarias de Infraestrutura e de Cultura e Turismo segue, em ritmo acelerado, as obras de restauração da Estação Ferroviária, onde será implementada a nova sede da SECULT (Secretaria de Cultura e Turismo) e o museu da ferrovia, além da reconstrução da ponte que fica por trás da  mesma, chamada de ‘ponte de tábua’ – equipamentos estes, ambos situados no Bairro Esplanada. Também estão juntos ao programa de revitalização a Secretaria de Meio Ambiente - SUMASA, unindo os cuidados com o paisagismo à preocupação com o patrimônio histórico e turístico.

A SECULT espera reinaugurar o Festival de Arte Naif no próximo mês de julho, integrando-se à celebração dos 140 anos da Estação Ferroviária. 

Fontes: História da Ferrovia Paraibana 

(*) Secom/PMG


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário