Sai a causa mortis de Cid Cordeiro: apendicite aguda e não por infarto, diz laudo médico

O velório acontece na Câmara Municipal de Guarabira e o sepultamento será às 16h desta terça no cemitério São João Batista (Central). 

Foto: Facebook / Reprodução. 
Saiu no fim da tarde dessa segunda (29/5) o resultado do laudo médico que apontou as causas da morte do radialista e coordenador de Comunicação da PMG, Cid Cordeiro, ocorrido na manhã do mesmo dia, na Unidade de Pronto Atendimento de Guarabira.

A primeira informação era de que Cid teria falecido vítima de um infarto, já que ele era cardiopata, mas de acordo com o atestado de óbito, assinado pela médica Gabriela Espínola, ele faleceu em decorrência de Choque Séptico, antecedido por Peritonite Aguda Purulenta e Apendicite Aguda Perfudara.

Sepse e choque séptico são síndromes clínicas cada vez mais graves de disfunção orgânica com risco de morte causada por uma resposta desregulada a infecção. Um componente importante é a redução crítica na perfusão tecidual, o que pode levar a uma falência aguda de múltiplos órgãos, incluindo pulmões, rins e fígado.

O que é peritonite?

O peritônio é a membrana presente na cavidade abdominal e que envolve os órgãos internos, como estômago, intestinos, fígado e baço, dentre outros. Sua função é de sustentação destas estruturas e ajuda a diminuir o atrito entre elas, além de armazenar gordura.

Quando ocorre inflamação do peritônio o diagnóstico é de peritonite.

Quais as causas da peritonite?

Existem diversas causas da peritonite, geralmente ligadas à presença de bactérias e fungos que chegam ao local de diferentes formas. Pode haver trauma abdominal com perfuração do peritônio, resultando na inflamação.

Ainda, outras inflamações como pancreatite (inflamação do pâncreas), apendicite (inflamação do apêndice) e diverticulite (acometimento dos intestinos). Todos progredindo eventualmente a inflamação do peritônio.

Rupturas de apêndice e de baço, úlceras no estômago, perfurações no cólon também podem causar a peritonite.  Alguns pacientes que realizam tratamentos médicos como procedimentos cirúrgicos ou até mesmo diálises podem vir a desenvolver a peritonite.

Quais os sintomas de peritonite?

Entre os sintomas de peritonite, podemos destacar:

Febre;

Dor abdominal intensa;

Distensão abdominal

Sensibilidade no abdômen;

Náusea e vômitos;

Prisão de ventre;

Diarréia;

Perda do apetite;

Diminuição na eliminação de xixi;

Dificuldade para eliminar gases;

Sede.

Apendicite Aguda Perfudara

Quando o apêndice rompe pode acontecer uma infecção generalizada no abdômen a qual é dada o nome de peritonite. Esse quadro pode evoluir para uma infecção generalizada (SEPSE) provocando a falência múltiplas dos órgãos.

No último sábado (27) Cid passou a apresentar uma espécie de cansaço e permaneceu em casa tentando se recuperar. Ontem seu quadro de saúde piorou e ele precisou ser levado à UPA, de Guarabira, para receber atendimento médico. Ele foi intubado, mas infelizmente não resistiu e faleceu antes que pudesse ser transferido para uma unidade de saúde mais avançada, da capital.

Cid era apresentador do Jornal da Manhã, da Rádio Constelação FM e Coordenador de Comunicação da Prefeitura Municipal de Guarabira-PB.

O corpo de Cid Cordeiro está sendo velado no prédio da Câmara Municipal de Guarabira e o sepultamento será às 16:30h desta terça-feira (30), no cemitério São João Batista, no Centro de Guarabira. 

Alcides Pereira Cordeiro (Cid Cordeiro) tinha 62 anos de idade, deixa esposa, duas filhas pequenas e um filho adulto, de outro relacionamento. (*) Folha do Brejo

O Editorial de Plugados Na Noticia renova o lamento pelo falecimento prematuro do colega Cid Cordeiro e, com profundo pesar, se solidariza com sua família e amigos, pela irreparável perda.



Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário