Rita Lee, a rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos em São Paulo

Comemoração do Réveillon na Avenida Paulista, na região central de São Paulo, em 2006. Foto: J. F. Diorio/Estadão Conteúdo
A cantora e rainha do rock brasileiro Rita Lee morreu aos 75 anos, em São Paulo, na noite desta segunda-feira (8).

A notícia foi confirmada, na manhã desta terça-feira (9), em publicação nas redes sociais oficiais da cantora e de seu marido, Roberto de Carvalho.

“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no fim da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”, escreve a nota.

O velório acontecerá em cerimônia aberta ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, nesta quarta-feira (10), das 10h às 17h.

“De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos”, concluiu o comunicado.

Em 2021, Rita foi diagnosticada com um câncer no pulmão. Após tratamento, foi curada da doença, mas estava em recuperação.

Filhos lamentam a morte

Após a morte, os filhos de Rita foram às redes sociais lamentar a morte da mãe.

“Te amo para sempre. Uma grande parte de mim morreu hoje”, escreveu Beto Lee, no Instagram.

Seu caçula, Antônio Lee escreveu: “Oh Mamassita… I love you so. Esperando você me visitar nos meus sonhos para continuar as nossas longas conversas sobre o universo. Minha mamãe, obrigado.”

João Lee publicou um vídeo de quando era criança, com Rita o carregando no colo, junto de um texto emocionado.

“Minha mãe, que amo mais que tudo nessa vida, virou uma estrela no céu. Que vida intensa e espetacular você teve. Admirada e amada por tantas pessoas. Tão a frente do seu tempo”, escreveu.

Ele relembrou conversas que teve com a mãe sobre a escolha de heróis pessoais e como ela era sua heroína: “Você é minha heroína pela sua maneira de se comportar, dia após dia, mês após mês, ano após ano, com tanta dignidade e honestidade. A admiração que eu tenho por você é infinita. Sempre foi. Que honra e privilégio ser seu filho.”

“Não consigo escrever mais do que isso, no momento. Estou sem chão, arrasado, devastado. Mas, ainda tenho muito o que contar. Muitas histórias, muitos vídeos e muitas fotos. Vou colocando aos poucos”, concluiu o depoimento de João.

Biografia

Rita Lee Jones nasceu no dia 31 de dezembro de 1947, na capital paulista, filha do dentista Charles Fenley Jones, descendente de imigrantes norte-americanos, e da pianista Romilda Padula Jones, filha de imigrantes italianos.

A artista tinha duas irmãs, Virgínia e Mary Lee, e teve três filhos, Beto, João e Antônio, uma neta, Izabella, e um neto, Arthur.

Rita Lee aprendeu a tocar bateria aos 15 anos e, aos 16, integrou um trio vocal feminino, as “Teenage Singers”, participando de shows e festas em colégios.

Ela formou diversos grupos musicais, incluindo o “Six Sided Rockers” e “O Konjunto” — que depois seria “Os Bruxos” –, este último ao lado dos irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.

Na década de 1960, o trio Rita, Arnaldo e Sérgio se tornou a banda “Os Mutantes”, lançando cinco discos: Os Mutantes (1968), Mutantes (1969), A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado (1970), Jardim Elétrico (1971), Mutantes e Seus Cometas no País dos Bauretz (1972).

O primeiro álbum solo lançado por Rita Lee foi o Build Up, de 1970, quando ainda estava nos Mutantes. Eles fizeram apresentações juntos até 1972, quando a cantora decidiu lançar sua carreira solo com o álbum “Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida”.

A sorte de ter sido quem sou, de estar onde estou, não é nada se comparada ao meu maior gol: sim, acho que fiz um monte de gente feliz.

Dois anos depois, ela lançou “Atrás do Porto Tem uma Cidade” e, em 1975, “Fruto Proibido”, que vendeu cerca de 700 mil cópias. Em 1976, o álbum “Refestança” fez sucesso com a música “Ovelha Negra”, que ocupou a primeira posição nas paradas do país.

Também em 1974, Rita Lee começou a integrar a banda “Tutti Frutti”, que teve outros quatro álbuns.

A partir de 1979, produziu seus discos em parceria com o marido, Roberto de Carvalho, entre eles Rita Lee e Saúde. Em 1995, fez a abertura da turnê da banda britânica Rolling Stones.

No início do século XXI, a artista lançou Aqui, Ali, em Qualquer Lugar (Bossa´n´Beatles) e Balacobaco, em 2001 e 2003, respectivamente.

A despedida dos palcos aconteceu em 2012. Desde então, as aparições da rainha do rock se tornaram raras.

Atriz, apresentadora e escritora

A vasta e diversificada carreira de Rita Lee também passou por atuações e apresentações de programas na televisão brasileira.

Ela atuou no filme “Dias Melhores Virão”, no curta-metragem “Tanta Estrela por Aí…” — tendo ganhado um prêmio no Festival de Cinema em Gramado –, e em “Durval Discos”.

Além disso, Rita participou das novelas “Top Model” e “Vamp”. Ela também apresentou o programa “TVLeezão”, na MTV, e integrou o programa Saia Justa, da GNT.

Rita Lee também teve veia escritora, publicando os livros infantis “Dr. Alex – Quem Canta Conta”, “Dr. Alex e os Reis de Angra” e “Dr. Alex na Amazônia”.

Em 2016, ela publicou uma autobiografia, na qual conta detalhes desde o início na carreira musical, perrengues familiares até fotos inéditas.

Dizem que capricornianos nascem velhos e morrem crianças, que são ambiciosos e disciplinados, nessas me reconheço mais no ascendente Aquário, da visionária porra-louca

Também estava sendo produzida uma segunda autobiografia. A cantora havia compartilhado um vídeo do livro pelas redes sociais no início de maio deste ano. (*) CNN


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário