Guarabira vai sediar o 3º Festival Gastronômico Sabores da Serra

Evento gratuito organizado pelo IFPB contará com chefs renomados, aulas shows e atrações musicais. 

Foto: IFPB / Divulgação. 
O Campus Areia do Instituto Federal da Paraíba está ultimando os preparativos para a realização do Terceiro Festival Gastronômico Sabores da Serra que acontecerá este ano no período de 4 a 7 de maio na cidade de Guarabira. O Festival que a partir deste ano vai circular pelas cidades do brejo, contará com uma vasta programação gratuita que inclui, entre outras atrações, aulas show com chefs renomados, oficinas, concurso de pratos e apresentações culturais.

Segundo a diretora do Campus Areia, Cláudia Brandão, o evento tem um caráter acadêmico-comercial com ações que visam valorizar os produtos regionais, incentivar o empreendedorismo na área da gastronomia e mostrar a potencialidade do IFPB nestas áreas.

Em Guarabira, primeira cidade a fazer parte do roteiro itinerante, o Festival terá como tema: Cozinha Afetiva, com o objetivo de divulgar os empreendimentos do ramo da alimentação do brejo paraibano, valorizando a gastronomia da região e a cultura local. “A cultura brasileira está ligada ao afeto, pratos concebidos por mães e avós, que não só alimentam a barriga mas também a alma” afirma Cláudia Brandão.

Dentro da programação haverá em Guarabira, oficinas, aulas práticas, degustação, exposição de produtores regionais e atrações musicais. Entre os chefs convidados estão Eliane Régis, integrante do Slow Food e ganhadora do prêmio Dólmã 2022, conhecido como o “Oscar da Gastronomia Brasileira”, Thiago das Chagas, integrante do Mestre do Sabor e Rodrigo Martins, produtor do Master Chef Brasil.

O Festival Gastronômico Sabores da Serra teve início em 2020 na cidade de Areia, no ano seguinte deixou de ser realizado por causa das restrições impostas pela Covid-19 e retornou em 2022 englobando o 1º Congresso Brasileiro de Ecogastronomia.

Guarabira, mais conhecida como a Rainha do Brejo tem forte ligação com o turismo religioso com o Santuário de Frei Damião e os Caminhos de Padre Ibiapina. A Festa da Luz, que ocorre em janeiro costuma atrair milhares de visitantes todos os anos. Nesta terceira edição o Festival Gastronômico Sabores da Serra espera movimentar um público recorde de visitantes, movimentando ainda mais a economia e o turismo local.

O evento será realizado em parceria com o Campus Guarabira do IFPB, Prefeitura Municipal de Guarabira, Sebrae, Fórum de Turismo do Brejo e apoio de empresas da região. 

(*) IFPB - Heranir Oliveira- Equipe DGCOM


r


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário