Estudante de 13 anos mata professora a facadas e fere mais 4 em escola de São Paulo

O adolescente agressor foi imobilizado por uma professora de Educação Física que trabalha na escola estadual, o que evitou que o jovem atingisse outras pessoas. 

Foto: Rubens Cavallari / Folhapress. 
Um aluno de 13 anos matou a golpes de faca uma professora e feriu mais três docentes e um aluno em uma escola pública na cidade de São Paulo, nesta segunda-feira, antes de ser detido pela polícia, disse o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

"No primeiro momento, ela (professora) seria socorrida pelo (helicóptero) Águia, da Polícia Militar, só que existe um protocolo de que quando a pessoa está em PCR, parada cardiorrespiratória, esse socorro não pode ser realizado via aeronave, então ela foi socorrida por via terrestre e infelizmente evoluiu para óbito", disse Derrite a jornalistas em frente à escola localizada na Vila Sônia, bairro da zona oeste paulistana.

De acordo com o secretário, uma terceira professora que também foi atingida com gravidade pelo adolescente está em estado estável, enquanto outras duas foram atingidas superficialmente. Além disso, um estudante também está estabilizado e um segundo em estado de choque.

Derrite disse que o adolescente agressor foi imobilizado por uma professora de Educação Física que trabalha na escola estadual, o que evitou que o jovem atingisse outras pessoas.

"Foi um ato heróico", disse Derrite. "Foi ela quem imobilizou o agressor, foi ela que fez com que a arma branca, faca, fosse retirada dele. Não fosse essa ação heróica dessa professora, certamente essa tragédia teria sido muito maior", afirmou o secretário, acrescentando que a professora de Educação Física está prestando depoimento à polícia.

Segundo o secretário de Educação de São Paulo, Renato Feder, as demais professoras atingidas estão fora de risco e os ferimentos no aluno foram de menor gravidade. Ele disse que será decretado luto oficial de três dias em homenagem à professora que morreu, que tinha 71 anos.

O secretário disse ainda que o adolescente, que cursava o 8º ano na escola, havia voltado a estudar na unidade em 15 de março após ser transferido para outra escola anteriormente, e que a diretora da unidade relatou que não havia nada diferente ou que chamasse atenção em relação ao estudante.

Feder disse que ainda é cedo para especular sobre a motivação para o atentado, e que isso será apurado pela investigação policial. Há suspeita, no entanto, de que o jovem era vítima de bullying e que o ataque seria uma vingança.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que está em viagem ao exterior, lamentou o ataque em publicação em sua conta no Twitter feita antes da informação da morte da professora.

"Não tenho palavras para expressar a minha tristeza com a notícia do ataque a alunos e professores da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia. O adolescente de 13 anos já foi apreendido e nossos esforços estão concentrados em socorrer os feridos e acolher os familiares", escreveu. (*) Reuters, via Yahoo


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário