Cuidado com saúde bucal em bebês deve iniciar antes mesmo dos dentes, recomenda espcialista

Foto: Ascom/Hapvida / Divulgação. 
Os cuidados com a saúde bucal da criança devem começar ainda nos primeiros meses de vida. A dentista do  Hapvida Interodonto, Riana Bringel, explica que, antes mesmo da introdução alimentar ou do aparecimento de dentes, é importante iniciar a higienização da boca, começando assim a rotina de cuidados que será levada para o resto da vida.

Esteja o bebê mamando ou tomando fórmula, a especialista detalha que a limpeza deve ser feita com uma gaze umedecida com água ou soro para higienizar a gengiva do bebê. O material pode ser envolto no dedo indicador, para ser inserido delicadamente na cavidade bucal. 

Os cuidados se intensificam com a chegada dos dentes. De acordo com Riana Bringel, desde o nascimento do primeiro dente é necessário realizar a escovação. É também nesse momento que deve acontecer a primeira ida a um consultório odontológico, para que, desde pequena, a criança se adapte ao ambiente e instrumentos. 

Os pais desempenham papel fundamental no processo – desde levar a criança a um dentista, até manter diariamente o cuidado com a escovação enquanto bebê. “Como a criança não tem controle motor, a escovação deve ser realizada com a ajuda dos pais, que aos poucos vão dando mais autonomia ao filho. É importante para evitar o processo carioso”, pontua.

Com a fase da introdução alimentar, a dentista do Hapvida Interodonto também faz um alerta para o tipo de alimento oferecido ao bebê. Ela ressalta a importância de seguir a orientação do pediatra na inserção de doces para a criança. “Os doces devem ser consumidos de forma moderada, seguindo sempre de uma boa higienização e apenas após os dois anos de vida”, aponta.

Os primeiros dentes da criança costumam nascer a partir dos 6 meses e, até os três anos de vida, a criança deve ter os 20 dentes de leite. Aos 6 anos, é a fase em que se inicia a substituição pelos dentes definitivos, que costuma durar até os 8 anos.

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário