CRMV-PB: Brasil conta com 149,6 milhões de animais de estimação; confira dicas de cuidados com pets nas viagens de férias

Foto: Ascom / Divulgação. 
As férias de verão chegaram e muita gente viaja para aproveitar essa temporada. Os animais de estimação, que de acordo com o Censo Pet IPB (Instituto Pet Brasil), já são 149,6 milhões no Brasil, acabam acompanhando os tutores nestes passeios e necessitam de cuidados especiais em relação a transporte, alimentação, hidratação e prevenção de doenças e acidentes. 

Para manter a saúde dos bichinhos, o Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) preparou orientações para a população sobre esses cuidados. 

O médico-veterinário José Augusto Vicente, conselheiro do CRMV-PB, destaca a importância de estar atento ao quadro clínico do animal e o levar para uma consulta antes de viajar. “Precisamos prestar bastante atenção em alguns pontos principais: check-up com o médico-veterinário para atualizar as vacinas, a vermifugação, além de emitir o atestado de saúde do pet, principalmente se o tutor for fazer uma viagem interestadual ou para fora do País”, explicou.

O profissional orienta que é importante manter a atenção em casos de viagens de grande distância e que podem deixar o bichinho desconfortável. “Em caso de distâncias maiores é fundamental realizar paradas para hidratar os pets e deixá-los realizar suas necessidades fisiológicas”, disse.

Fornecer uma boa alimentação e água limpa é de suma importância para os pets. Além disso, é necessário evitar a exposição do animal ao sol, principalmente os braquicefálicos, aqueles que têm o focinho curto e possuem limitações respiratórias. 

José Augusto orienta evitar passeios durante os períodos do dia que estejam muito quentes para impedir queimaduras nas patas do animal. “Devemos curtir as férias junto com os nossos pets, mas  sempre prezando pela saúde e bem-estar dos nossos animais”, afirmou.

Barulhos - O veterinário explica que os tutores devem prestar bastante atenção no momento da queima de fogos durante as comemorações, pois é um fator de risco para os animais. “Tenham muita atenção neste período de final de ano. As comemorações, os fogos de artifício e até mesmo os barulhos da própria comemoração em família tendem a assustar os pets e aí ocorrem as fugas e acidentes”, disse.

Proteção externa - A identificação do pet é essencial para protegê-lo em caso de fugas. Inserir os dados do tutor e do pet na coleira é um ótimo método de segurança nas viagens. O veterinário afirma que manter os antiparasitários externos dos animais é ideal para combater pulgas, carrapatos e piolhos. “Precisamos proteger nossos pets contra estes parasitas, com os antiparasitários externos; sejam coleiras, bisnagas ou algumas injeções que já temos no mercado”, orientou. (*) Assessoria 

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário