Papa emérito Bento XVI morre aos 95 anos

Foto: Reuters / Alex Grimm. 
Bento XVI, cujo nome original é Joseph Ratzinger, tinha 95 anos. Pouco menos de dez anos depois de ter abdicado do cargo, o Papa emérito Bento XVI morreu neste sábado, confirmou o Vaticano. Joseph Aloisius Ratzinger.

"Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano", anunciou o Vaticano em comunicado, acrescentando que "assim que possível, serão enviadas novas informações"..

A sua morte surge depois de, no dia 28 de dezembro, o Papa Francisco ter pedido uma "oração especial" por Ratzinger, que estava "gravemente doente".

Nascido na região da Bavaria, na Alemanha, em 1927, o bispo emérito de Roma (o cargo oficial dos Papas) encontrava-se doente e debilitado há vários anos, vivendo no mosteiro Mater Ecclesiae, na Cidade do Vaticano.

Desde 2020 que biógrafos e membros do clero descrevem o antigo Sumo Pontífice como racional, mas de discurso praticamente incoerente. O Papa Francisco revelou, no início de dezembro, que visitava regularmente o seu antecessor, garantindo que se mantinha consciente e com sentido de humor, mas admitindo que estava quase sempre em silêncio. Em agosto de 2022, numa das suas últimas aparições em público, Ratzinger foi visitado pelo Papa Francisco e por cardeais recentemente criados.

O testamento de Bento XVI já se encontra preparado há algum tempo e deve ser tornado público nos próximos dias. O Papa emérito revelou ao Vaticano que prefere ser sepultado no antigo túmulo do seu próprio antecessor, o Papa João Paulo II, cujos restos mortais estão numa capela no Vaticano, ao lado da escultura 'Pietá', de Miguel Ângelo. (*) Notícia Ao Minuto

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário