Restos mortais de Dom Marcelo será sepultado em definitivo na Catedral da Luz em Guarabira; diocese emite comunicado

Ação religiosa acontece em Guarabira no próximo dia 26/12, com a chegada do corpo do seu primeiro bispo.  

Foto: Redes Sociais / Reprodução. 
Os restos mortais do arcebispo da Paraíba e primeiro bispo de Guarabira, Dom Marcelo Pinto Cavalheira, será sepultado em definitivo na catedral de Nossa Senhora da Luz, na Rainha do Brejo paraibano, sede diocesana. O religioso faleceu no dia 25 de março de 2017 e foi sepultado na basílica de Nossa das Neves, em João Pessoa. A solicitação formal foi feita pela Diocese de Guarabira ao arcebispo Dom Delson Pereira, que aceitou a realização do translado, que deve chegar em solo guarabirense no próximo dia 26 de dezembro. Veja comunicado da Diocese de Guarabira.

COMUNICADO AOS FIÉIS DIOCESANOS: TRANSLADO DO CORPO DE DOM MARCELO CARVALHEIRA

COMUNICADO AOS FIÉIS DA DIOCESE DE GUARABIRA

A Diocese de Guarabira, com alegria, comunica a todos os diocesanos que após a solicitação formal à Arquidiocese da Paraíba, na pessoa do Exmo. Sr. Arcebispo, Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, e com anuência dos familiares, foi aprovado o translado do corpo de Dom Marcelo Pinto Carvalheira, 1º (Primeiro) Bispo Diocesano de Guarabira, para que seja sepultado definitivamente na Catedral de Nossa Senhora da Luz, Guarabira – Paraíba.

Dom Marcelo Pinto Carvalheira, nasceu no dia 01 de maio de 1928, na cidade do Recife – Pernambuco, entrou no Seminário da Arquidiocese de Olinda e Recife no ano de 1944, foi ordenado sacerdote no dia 28 de fevereiro de 1953. No ano de 1975 foi nomeado pelo Santo Padre, Paulo VI, como bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, recebeu a Ordenação Episcopal no dia 27 de dezembro de 1975, em João Pessoa – PB, tendo como ordenante principal Dom Hélder Pessoa Câmara, escolheu como lema para seu episcopado: “Evangelizar”.

No dia 15 de fevereiro de 1976, Dom Marcelo Carvalheira chegava a Guarabira – PB, nomeado pelo então Arcebispo Metropolitano, Dom José Maria Pires, como Vigário Episcopal do Brejo, recebeu a missão de preparar essa região para no futuro, tornar-se uma Diocese. No território da Região Episcopal do Brejo o bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, desenvolveu um trabalho incansável, na missão, na organização patrimonial, entre outros, de modo que no dia 11 de outubro de 1980, o Santo Padre, São João Paulo II, com a bula “Cum Exoptared”, criou a Diocese de Guarabira, nomeando como primeiro bispo diocesano, Dom Marcelo Pinto Carvalheira. No dia 27 de dezembro de 1981, tomou posse como primeiro bispo Diocesano de Guarabira – PB, missão que exerceu até o ano de 1995, quando foi nomeado Arcebispo Metropolitano da Paraíba.

Em nossa Diocese de Guarabira, Dom Marcelo Carvalheira desenvolveu inúmeros trabalhos sociais, catequéticos, missionários, foi um incansável apóstolo do Brejo Paraibano, sua história se confunde com a história da Diocese, da Cidade, e do Povo de Guarabira. Por tudo o que ele realizou em nossa Diocese, recebeu o merecido título de Dom da Ternura. Dom Marcelo, foi o responsável por projetar e tornar a Diocese de Guarabira conhecida internacionalmente, sua presença preencheu todo o território diocesano, sendo um Epíscopo conhecido e amado por seus diocesanos.

No dia 25 de março de 2017, Dom Marcelo, deu seu último suspiro, na cidade do Recife – PE, seu corpo, chegou em Guarabira no final da noite do dia 26, uma multidão acompanhou o cortejo até a Catedral de Nossa Senhora, Igreja que foi elevada a dignidade de Catedral para recebê-lo como seu primeiro esposo. Durante toda a madrugada a Catedral permaneceu lotada de fiéis que vieram prestar sua última homenagem, na manhã do dia 27 de março um grande cortejo acompanhou o corpo do amado bispo até a saída da cidade de Guarabira, para o seu enterro na basílica de Nossa Senhora da Neves, em João Pessoa – PB.

Diante do carinho e da profunda marca que Dom Marcelo deixou na Diocese de Guarabira – PB, Dom Aldemiro Sena dos Santos, juntamente com o clero de nossa Diocese, solicitou formalmente à Arquidiocese da Paraíba, na pessoa do seu Arcebispo Dom Delson, o pedido de transladar o corpo do Primeiro Bispo Diocesano de Guarabira, para ser sepultado na Catedral de Guarabira, um desejo presente no coração dos Diocesanos desde a notícia de seu falecimento.

Com a devida autorização do Exmo. Sr. Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Delson, A DIOCESE DE GUARABIRA TEM A ALEGRIA DE COMUNICAR QUE O CORPO DE DOM MARCELO PINTO CARVALHEIRA SERÁ TRANSLADADO E SEPULTADO NA CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA LUZ EM GUARABIRA – PB.

Para tanto, cumpre-nos comunicar que no próximo dia 26 de dezembro, às 11h, haverá a Santa Missa na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, para a entrega da urna funerária com o corpo de Dom Marcelo à Diocese de Guarabira. Após a Santa Missa, o corpo do Primeiro Bispo Diocesano de Guarabira, será transladado até a cidade de Guarabira – PB, ao chegar na cidade sede da Diocese, o corpo passará pelas principais Igrejas da cidade e, em seguida, levado à Catedral, ficando exposto para a visitação dos fiéis. No dia 27 de dezembro, às 08h30min, acontecerá na Catedral de Nossa Senhora da Luz a Santa Missa e, em seguida, o sepultamento do corpo de Dom Marcelo Carvalheira na mesma Igreja.

Nossa Diocese, agradece profundamente o gesto nobre e grandioso do Sr. Arcebispo Metropolitano e do Clero da Arquidiocese da Paraíba em autorizarem o translado do corpo de Dom Marcelo até à Diocese de Guarabira.

Sob a proteção da Virgem da Luz!

* Alguns dados citados acima foram retirados do livro: "Raízes da Diocese de Guarabira: Um ensaio histórico", do Pe. Reinaldo Miguel Calixto.

(*) Pastoral da Comunicação Diocesana – PASCOM




Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário