Raniery não se elege para federal e Paulino fica sem cargo eletivo como representante de Guarabira

A última vez que isso aconteceu foi em 2002 quando Roberto Paulino perdeu o Governo da Paraíba para Cássio Cunha Lima. Em 2004, Fátima Paulino se elege prefeita de Guarabira, e família volta a ter cargo eletivo.

Raniery, Roberto, Fátima e Roberta Paulino. Foto: Fatoafato / Divulgação. 
O deputado estadual Raniery Paulino (Republicanos) não conseguiu se eleger para o cargo de deputado federal que resolveu disputar nas eleições deste ano, após deixar historicamente o MDB, por não querer votar no candidato a governador do partido, o senador Veneziano Vital, preferindo seguir aliado do governador João Azevedo (PSB).

Paulino obteve no geral 33.550 (1.53%) dos votos válidos, ficando em 20º lugar e na 1ª suplência, na 4ª colocação no seu partido. Em Guarabira seu principal reduto eleitoral Raniery emplacou 8.835 votos, menos do que a deputada estadual à reeleição Camila Toscano (PSDB), que obteve na terra de todos os guarabirenses, 10.328 votos.

Recapitulando um breve histórico de Paulino fora de cargo eletivo, pudemos rememorar que, Roberto Paulino foi eleito vice-governador na chapa com José Maranhão (PMDB) para governador da Paraíba, em 1998. Ele assumiu o governo com a ida de Maranhão para disputar uma vaga no senado, nas eleições de 2002. Nessas mesmas eleições, foi onde a família Paulino ficou sem cargo eletivo durante dois anos, quando Roberto Paulino (PMDB) perdeu para Cassio Cunha Lima (PSDB) na disputa pelo Governo do Estado.

Em 2004, Roberto conseguiu eleger a esposa, Fátima Paulino (PMDB), para prefeita de Guarabira, se reelegendo em 2008. Em 2012, o poder municipal retorna para as mãos dos Toscano quando Zenóbio (em memória) venceu o candidato indicado pelos Paulino, o vice-prefeito Josa da Padaria, já que a lei eleitoral não permite uma terceira eleição consecutiva ou a indicação de parente de 1ª e 2º graus ou cônjuge para concorrer ao cargo executivo, por ter FP cumprido dois mandatos sucessivos.

Mesmo fora da prefeitura de Guarabira, a família Paulino tinha Raniery já na condição de deputado estadual quando se elegeu pela primeira vez em 2006, se reelegeu em 2010, depois em 2014 e conseguiu o 4º mandato na Assembleia Legislativa em 2018. Ficando sem cargo a partir de 2023. Podendo assumir como deputado federal suplente, se por ventura, um dos três eleitos do seu partido, se afastar do cargo por algum impedimento, de mais de 120 dias.

Vale destacar que, ainda tentaram retomar um cargo eletivo; Roberto, para deputado federal em 2010 (sem sucesso), para vice-governador em 2014 (sem sucesso), para senador em 2018 (sem sucesso) e para prefeito de Guarabira em 2020 (sem sucesso). E Fátima Paulino, para prefeita de Guarabira em 2016 (também sem sucesso).

Editorial Plugados


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário