Doença da gengiva pode afetar autoestima e interação social; dentista alerta sobre prevenção e tratamento

Foto: Odonto Company / Reprodução. 
Um sorriso bonito e saudável não depende apenas de tratamentos de ortodontia. É necessário cuidar sempre da saúde bucal. Além dos cuidados diários com higienização e uso de fio dental, é imprescindível estar atento ao surgimento de doenças na gengiva. Nesta terça-feira (25), Dia Nacional da Saúde Bucal, o dentista do Hapvida Interodonto, Matheus Sebe, fez um alerta sobre a gengivite e destacou sobre a prevenção e os cuidados com a doença. 

De acordo com o dentista, os principais sintomas da gengivite são: vermelhidão e sangramento, que pode acontecer durante a escovação ou até mesmo durante a mastigação de alimentos. Em alguns casos, a doença aparece quando o paciente fica alguns dias sem utilizar fio dental ou sem dar a devida atenção para o uso da escova de dentes. 

“As gengivites de manifestam com alguns sintomas bem recorrentes com inflamações no tecido gengival com uma coloração avermelhada na borda gengival, mau hálito, surgimento de placas, tártaro e, principalmente, pontos de sangramento quando vai escovar os dentes ou passar o fio dental”, reforçou. 

O tratamento da doença, de acordo com Matheus Sebe, tem início com a modificação na escovação para torná-la mais efetiva e garantir o controle da doença. Como complemento, é indicado ainda o uso de alguns enxaguantes bucais que podem auxiliar nesse tratamento. 

O dentista explica que os enxaguantes têm um componente específico, o gluconato de clorexidina, um antibactericida que auxilia na remoção das bactérias que causam a inflamação dos tecidos gengivais. Vale destacar que, por conta desse componente, o enxaguante bucal tem algumas contra-indicações, principalmente, devido ao uso prolongado que pode causar malefícios à saúde bucal. 

“Por isso, é essencial conversar com o dentista para ver a necessidade real do uso e principalmente por quantos dias se deve utilizar o enxaguante bucal. É bom lembrar que os enxaguantes bucais, que possuem o componente gluconato de clorexidina, não devem ser utilizados de forma preventiva e sim, para o tratamento da gengivite sendo uma indicação do dentista”, alertou o profissional. (*) Hapvida

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário