Ministério da Saúde monitora dois casos suspeitos da varíola dos macacos no Brasil

Casos monitorados são em Santa Catarina e no Ceará. Primeiro caso da doença confirmado na América Latina foi na Argentina. 

Foto: Getty Imagens. 
Apesar de o Brasil ainda não ter casos confirmados da varíola dos macacos, o Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (30) que monitora duas suspeitas da doença. Uma delas é em Santa Catarina e outra no Ceará.

“Até o momento, não há casos confirmados da varíola dos macacos no Brasil. Dois casos estão em investigação dos Estados de Santa Catarina e Ceará”, disse a pasta em nota, divulgada pela agência Reuters.

“O Ministério da Saúde está em contato com os Estados para apoiar no monitoramento e ações de vigilância em saúde”, explicou.

A varíola dos macacos

A varíola dos macacos é uma doença infecciosa que geralmente é leve e endêmica em partes da África Ocidental e Central. Embora a doença pertença à mesma família de vírus da varíola, seus sintomas são mais leves.

Os infectados geralmente se recuperam em duas a quatro semanas sem hospitalização, mas, em algumas ocasiões, a doença é fatal.

Ela é espalhada por contato próximo, e pode ser contida com relativa facilidade por meio de medidas como isolamento e higiene.

Os sintomas são: dores de cabeça; dores no corpo; nódulos linfáticos inchados; Cansaço e erupções cutâneas nas mãos e pés.

Caso confirmado na Argentina

O Ministério da Saúde da Argentina confirmou neste domingo (22) que foi detectado no país o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos. No comunicado, o governo disse se tratar de um morador da província de Buenos Aires.

De acordo com o ministério, o caso está em investigação e envolve um homem que esteve na Espanha, país que identificou um pequeno surto desta infecção, e regressou para solo argentino ainda na semana passada.

Em nota, a pasta disse que o homem entrou em contato com o serviço de saúde com sintomas "compatíveis com o da varíola dos macacos". Segundo informações da pasta, o paciente apresentou pequenas feridas em distintas partes do corpo e febre.

A nota relata ainda que o paciente está em bom estado de saúde, em isolamento e recebendo o tratamento para os sintomas. (*) Yahoo


Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário