ALPB aprova projeto de Camila que cria Centro Multiprofissional Pós-Covid no Estado

Deputada destaca que, na Paraíba, uma em cada 10 pessoas tem problemas de saúde após ter covid-19. 

Foto: Divulgação / Assessoria. 
Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que cerca de uma em cada 10 pessoas tem problemas de saúde persistentes 12 semanas (três meses), após ter covid-19. Observando essa realidade, os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (24) o projeto de Indicação 837/21, de autoria da deputada Camila Toscano (PSDB), que sugere ao Governo do Estado a criação do Centro Multiprofissional Pós-Covid, que deve contar com uma estrutura própria e profissionais de saúde para o tratamento das sequelas da doença. 

O projeto sugere que o Governo do Estado poderá redirecionar ou contratar profissionais de saúde para atendimento aos pacientes, devendo contar com uma estrutura, no mínimo, dos seguintes profissionais: cardiologista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, oftalmologista, dermatologista, gastroenterologista, neurologista e psicólogos. 

Fica sugerido ainda que até a implantação de uma estrutura própria para o Centro, o Poder Executivo poderá firmar convênios ou parcerias com estabelecimentos públicos ou privados para o atendimento dos sequelados pela covid-19. 

“É certo que os impactos dessa doença serão sentidos por muitos anos, mesmo quando a circulação do vírus estiver controlada no mundo. Dessa forma, precisamos nos preparar para cuidar das pessoas que ficarem com as seqüelas da doença”, destacou a deputada Camila Toscano.

Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário