Religião: 184 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora da Luz em Guarabira

“Lá se alguém passa em frente da matriz, se benze e pensa em Deus e não sente vergonha de ter fé”.

Foto: Divulgação / Pascom Luz. 
A Paróquia de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira, comemorou, na terça-feira (27), 184 anos de fundação. São quase dois séculos de evangelização e caminhada na fé no município e região diocesana. Confira abaixo um texto dedicado a Igreja mãe da Diocese de Guarabira:

"1837 a 2021, cento e oitenta e quatro anos que a história da Paróquia de Nossa Senhora da Luz se confunde com a história de Guarabira. É a Igreja que se torna o maior cartão postal de uma cidade, é uma paróquia que assistiu e participou de muitas transformações durante todo esse tempo e sempre se fez presente na vida do povo de Deus do interior da Paraíba. É a Igreja do Monsenhor Emiliano de Cristo, templo de fé e oração, é a Catedral de Dom Marcelo, é a Igreja das Ceb’s, é o maior templo religioso de Guarabira.

Na pia batismal da Catedral assistimos aos sacramentos de nossos avós, pais e antepassados, um lugar de Deus, um templo de paz que soube com o passar dos anos acompanhar o futuro que já chegou. É a sacristia de Dona Memé, é a confissão com o Monsenhor Luiz, é a paróquia das multidões, das procissões e da devoção à virgem da Luz, é uma Igreja viva no ontem e no hoje.

Ao repicar os sinos lançamos o som da esperança, da fé, do carinho e do amor depositado nesta Igreja por tantos fiéis, colaboradores, Vigários, Padres e Bispos que por aqui passaram e fizeram história. Pregaram o evangelho, mas também se preocuparam com povo, mais precisamente com os mais pobres e necessitados, somos uma paróquia da solidariedade, do agir, do chegar perto, do amor. As portas desta Igreja sempre estiveram escancaradas para receber todos a quem à procurava, os hinos e louvores cantados aqui certamente ecoaram em todos os cantos desta cidade fazendo assim florescer vocações, despertar os dons do serviço, do amor e da partilha, o dom de ser Igreja.

A Paróquia de Nossa Senhora da Luz reflete em cada um de nós um carinho maternal, um abraço fraterno e um sinal de Deus em meio as turbulências do dia-a-dia, que as gerações futuras possam zelar e cuidar com muito carinho desta paróquia que é de Deus e que é do povo. Nossa Senhora da Luz rogai por nós!"


Créditos: Pascom Luz
Compartilhe no Google Plus
    Faça seu comentario pelo Gmail
    Faça seu comentario pelo Facebook

0 comments:

Postar um comentário